Ontem (03), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) deu início ao Ciclo de Palestras sobre a Defesa Agropecuária Animal, nas escolas estaduais do bairro de Cajazeiras. As atividades iniciaram no Colégio Militar, e alcançaram 111 alunos das 4 turmas de terceiro ano. A palestra foi proferida pelo veterinário Valentim Fidalgo, fiscal estadual da ADAB. Essa ação foi iniciada no ano passado como projeto piloto, sendo considerada um sucesso pelas escolas participantes. 

A coordenadora de Educação Sanitária, Elane Chaves, falou sobre os objetivos das palestras e sobre como os alunos reagiram. “O principal objetivo do projeto é aproximar a Adab da comunidade e mostrar para esses alunos que a defesa agropecuária influencia também na vida dos moradores da zona urbana, e desmistificar a ideia de que o agro é só para quem é da zona rural. A gente consegue mostrar para eles que o trabalho da defesa é de suma importância para a população urbana também. Foi um momento muito interessante, foram discutidos diversos assuntos dando um maior enfoque na defesa animal. Os alunos tiraram suas dúvidas e ficaram muito curiosos sobre o tema”, relata.

Valentim Fidalgo falou sobre o que abordou na palestra e como os alunos receberam as informações. “Expliquei o que é a defesa sanitária animal, apresentei brevemente quais eram os programas sanitários que trabalhamos na Adab e sobre a importância de cada um na cadeia produtiva, na produção de alimento, na defesa sanitária como um todo, além de como a Adab trabalha com os pequenos, médios e grandes produtores. Os alunos ficaram muito entusiasmados porque eles nunca tinham ouvido falar que a medicina veterinária tinha essa abrangência. Eles tinham a concepção de que veterinária era para cuidar de cães, gatos ou grandes animais, mas não na produção e preservação da saúde animal”, conta.

Nesse ciclo de palestras, o projeto pretende abordar três áreas. O objetivo da primeira palestra é explicar o que é a Adab, além de falar sobre o trabalho da defesa agropecuária, com ênfase na defesa animal. No segundo encontro, é abordado sobre a inspeção de produtos de origem animal e a importância dessa inspeção para que a população tenha alimentos saudáveis na mesa. Para fechar o ciclo de palestras, é falado sobre a abrangência profissional do setor agropecuário, com um levantamento de institutos, universidades e cursos que os alunos podem fazer dentro da área.

Ainda segundo Elane, “a importância dessa atividade é mostrar que o trabalho da Adab, além de fiscalização e monitoramento, é, também, um trabalho de conscientização e de educação. E é isso que a gente tem feito com esses alunos, conscientizá-los sobre a importância dessa sanidade vegetal, animal e dos produtos de origem agropecuária”, finaliza.