A Bahia foi o primeiro Estado do Brasil a possuir Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária. Em 2010 a Secretaria da Agricultura investiu neste projeto de capacitação no qual já ingressaram cerca de 15 profissionais e cuja primeira turma defenderá a tese no próximo mês de Maio. Este fato foi lembrado por pesquisadores do segmento durante um encontro, em Minas Gerais, que analisou os avanços da inovação tecnológica em defesa agropecuária. O evento, encerrado hoje (01) em Belo Horizonte, reuniu 40 agentes fomentadores, reguladores, executores e pesquisadores do setor.

“O Mestrado profissional busca apoiar atividades que ampliem a competência cientifica tecnológica e de gestão de modo a contribuir significativamente para a ampliação e melhoria das ações de defesa agropecuária do País”, destaca o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, lembrando que as pesquisas são voltadas especificamente nas áreas de saúde animal, sanidade vegetal, qualidade e inocuidade de produtos de origem animal e vegetal, além de insumos agropecuários.

O curso, objeto do Edital CNPq/SDA nº 64/2008, é fruto de um termo de compromisso entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cnpmf) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). “Trata-se de um marco importante para a Bahia, por se tratar de algo inédito no país e por favorecer a qualificação aos Fiscais Estaduais da Adab, o que possibilitará aos servidores concursados, o conhecimento técnico-científico na área de competência de execução de suas ações”, acrescenta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que o mestrado é uma oportunidade para que os profissionais envolvidos nas atividades possam lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade, inovação e buscando soluções para as os desafios da defesa agropecuária.

Ascom / Adab