A região Oeste da Bahia comemorou no último final de semana a inauguração oficial do Frigorífico FRIJOA, localizado a 700km de Salvador, no município de Muquém do São Francisco. A cerimônia contou com a presença do vice Governador da Bahia, Otto Alencar, deputados, prefeitos de cidades circunvizinhas e do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, que representou o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles.

Com um investimento de R$20 milhões de reais, o frigorifico passa a integrar o Programa de Regionalização do Abate, ofertando produtos com segurança alimentar e irá atender a demanda de abate da região. A estimativa é de que sejam abatidos, por dia, cerca de 600 bovinos no Frijoa. O novo estabelecimento ainda irá gerar 350 empregos diretos e 1.400 indiretos. Além disso, todos os procedimentos seguem as leis sanitárias e orientações técnicas da Adab.

“Estamos vendo aqui a demonstração de amor e trabalho. O Frijoa é mais uma comprovação de comprometimento e parceria dos empresários com seu Estado”, disse Otto Alencar.

Para o diretor geral da Adab, o frigorífico chega num momento de intenso desenvolvimento para o Oeste do Estado. “A região está bem estruturada e os frigoríficos estão procurando seguir as leis higiênico-sanitárias”, avaliou Paulo Emílio Torres, destacando que após a criação da câmara setorial da carne esta cadeia produtiva tem se destacado nacionalmente, demonstrando expressivo crescimento na produção pecuária, “traduzida na forte expansão do parque industrial de matadouros frigoríficos na Bahia”.

O parque frigorífico do Estado é composto por 30 matadouros, destes 21 registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e nove no Serviço Inspeção Federal (SIF). Em 2010 o abate de bovinos representou 1.111.840 animais, sendo 775.871 em estabelecimentos sob inspeção estadual e 335.969 sob inspeção federal, destacando um significativo aumento do abate inspecionado na Bahia.

Ascom / Adab

Diogo Vasconcelos