O Secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, junto ao Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres e a Superintendente do Ministério da Agricultura no Estado da Bahia, Virginia Hagge, entregaram na manhã de hoje (1), quatro certificados de propriedades Livre de Brucelose e Tuberculose para produtores do município de Uibaí.

Dentre as autoridades presentes, o prefeito de Uibaí, Pedro Rocha, ressaltou a importância dessa certificação e agradeceu a Adab, pelo apoio na melhoria das condições técnicas, relacionadas à produção, comercialização e cursos de capacitação na área de laticínios.

Para o Secretário, a certificação é muito mais do que um simples papel. É uma qualificação para os produtores baianos ultrapassarem as barreiras internacionais e conquistarem seu lugar no mercado externo. “Assim o Governo oferece condições de competitividade ao mesmo tempo em que gera emprego e renda para o pequeno agricultor familiar”, apontou Salles.

A Bahia é o primeiro Estado do Nordeste e o terceiro do Brasil com o maior número de propriedades certificadas como Área Livre de Brucelose e Tuberculose. No total o Estado possui 16 fazendas certificadas pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O programa de certificação de propriedades livres para Brucelose e Tuberculose, de âmbito nacional, foi iniciado na Bahia em 2009 e tem como objetivo conseguir a adesão de todas as propriedades da cadeia leiteira do Estado. “Após esta etapa será possível organizar as indústrias de laticínios para processarem leite originário apenas de propriedades certificadas, incrementando a cadeia do leite na Bahia, que é o objetivo maior da Seagri ”, explicou o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

O produtor que pretende iniciar o processo de certificação como propriedade livre de Brucelose e Tuberculose deve ir até um dos 428 escritórios locais da Adab, preencher um requerimento de adesão ao programa. No momento da inscrição ele receberá todas as informações sobre os procedimentos para o processo de certificação de sua propriedade.

Ascom / Adab

Diogo Vasconcelos