A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), por meio de sua Agência de Defesa Agropecuária (Adab), encaminhou ao Ministério da Agricultura pedido de antecipação de 15 dias para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o Estado. A medida proativa da Seagri/Adab faz parte do conjunto de ações do Governo baiano, visando o enfrentamento aos efeitos da seca no segmento da pecuária, uma vez que o período de vacinação dos animais ocorrerá no próximo mês de maio. Ao antecipar o prazo para a vacinação dos bovinos e bubalinos em 15 dias a Adab pretende minimizar os impactos da seca no rebanho, garantir a sanidade dos animais com altos índices vacinais sem prejuízo para os produtores e manter a Bahia como status de Livre da Febre Aftosa com vacinação.

Conforme o pleito enviado à Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, o período de vacinação do rebanho baiano contra a febre aftosa seria iniciado em 15 de abril, tendo ainda uma prorrogação em mais 15 dias, se estendendo até o dia 15 de junho. “A estratégia de antecipação da vacinação do rebanho vai beneficiar todos os criadores, principalmente o pequeno produtor que sofre com os efeitos da seca”, explica o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles. “Nossa intenção com essa solicitação é salvaguardar a pecuária baiana, garantindo as condições necessárias para que o criador possa cumprir com o seu papel sem prejuízos econômicos”, salienta o Secretário, lembrando que ao iniciar a campanha com 15 dias de antecedência a Seagri está zelando pelo patrimônio pecuário do Estado e protegendo o criador contra os impactos da seca.

Em todo a Bahia 11.324.00 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados contra a aftosa em 265.441 propriedades. Dos 417 municípios baianos, 198 estão em Estado de Emergência. Desse total, 160 mil propriedades e cinco milhões de cabeças bovídeas estão sendo diretamente afetadas pela seca prolongada. “As condições climáticas atuais não favorecem o manejo para a vacinação dos animais, podendo colocar em risco a sanidade do rebanho e todo o trabalho desenvolvido na agropecuária do Estado”, destaca o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres. “Portanto, este é o momento de agir em prol de toda a comunidade sócio rural do Estado da Bahia, possibilitando a garantia da imunidade desejada e necessária à manutenção da Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação”, enfatiza Torres, ressaltando que o objetivo maior de todas as ações é a erradicação plena da doença no país.

A seca no Estado da Bahia vem ocorrendo desde outubro de 2011 de maneira progressiva, atingindo 2.3 milhões de habitantes. “Estamos às vésperas do início da campanha contra a febre aftosa, diante de circunstâncias climáticas imprevisíveis e até mesmo incontroláveis. “Por isso, temos que nos antecipar aos fatos, solicitando à Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, averiguar a possibilidade de ampliação do período da vacinação”, destaca o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Rui Leal. “Também estamos adotando todas as medidas pertinentes junto às Revendas para adquirirem as vacinas contra febre aftosa, visando atender ao prazo solicitado ao MAPA”, informa o diretor, lembrando que a vacinação antecipada facilitará ainda a movimentações de animais em busca de alimentos, bem como o aguardo de possíveis chuvas que possam ocorrer nesse período, beneficiando principalmente os agricultores familiares.

Ascom / Adab