Novo Código Florestal, a política nacional para fertilizantes e o Sistema de Defesa Agropecuária do país estarão na pauta dos assuntos tratados na abertura do evento.

Começam logo mais, às 14h, as atividades na grade da programação da III Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA), que será realizada de hoje (23) até o dia dia 27 de Abril no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A abertura oficial está marcada para as 18h, com uma palestra, aberta ao público, que será conferida pelo ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Uma realização da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA),com organização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o evento deve reunir em torno de quatro mil pessoas na capital baiana, sendo duas mil apenas na abertura oficial.

Uma das questões focais da III CNDA são os preparativos do Brasil no campo da Defesa Agropecuária para 2014, quando se espera um grande fluxo de turistas de todo mundo, em função da Copa do Mundo. “Será preciso redobrar os cuidados com a defesa, em uma operação estratégica, para evitar que, junto com esses turistas, também venham problemas que podem comprometer tudo que o Brasil já conquistou e que hoje o torna um líder na produção mundial de alimentos”, diz o secretário da agricultura, Eduardo Salles, que lembra que as barreiras sanitárias são barreiras comerciais no mundo globalizado.

Durante a Conferência, serão apresentados aproximadamente 200 trabalhos científicos, nos mais variados temas. “É uma mostra de que as transformações ocorridas na economia nacional e mundial dentro do agronegócio ocorrem paralelamente à pesquisa aplicada à defesa agropecuária em campo”, diz o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

Palestra

Abrindo o evento, o Deputado Federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) vai abordar “Uma Agenda para a Agricultura”, tratando de alguns dos temas mais atuais da agropecuária brasileira, como o Novo Código Florestal, a política nacional para fertilizantes e o sistema de defesa agropecuária do país.

23.04 (segunda-feira)

Reunião FONESA - 14h00 às 17h00

Abertura;

Aprovação da primeira alteração do Estatuto do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade;

Agropeuária (FONESA);

Eleição da nova Diretoria do FONESA;

Escrutínio dos votos Lavratura do Termo de Posse da Diretoria eleita;

Eleição dos Coordenadores Regionais e seus suplentes;

Encerramento.

Ciclo de Palestras: Produtos e Ferramentas Aplicados à Defesa Agropecuária - 13h30 às 14h30

História da Inspeção de Produtos de Origem Animal na Bahia

Palestrante: Dr. Geraldo Torres (SMVBA);

Ciclo de Palestras: Inovação Tecnológica - 14h30 às 16h30

Geo Mobile: Sistema de Defesa Agropecuária e Segurança da Informaçã

Palestrante: Dr. Bruno Rocha de Melo (IMA/MG);

Projeto de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária: quatro anos trabalhando pela capacitação, inovação tecnológica e formação de redes em Defesa Agropecuári.

Palestrante: Dr. Evaldo Vilela (UFV)

Edital 064/2008 – Avaliação de Impactos do Programa "Mais Ciência, Mais Tecnologia"

Palestrante: Dra. Renata G. Spers (FIA/USP)

Lançamento da Plataforma de Gestão da Agropecuária (PGA)

Entre Leituras e Imagens: Orientação!

16h30 às 17h00

Mediadores: Nourivaldo Cruz, Luiz Eduardo Pedreira – Técnicos em Fiscalização Agropecuária (ADAB)

I Encontro Nacional de Mestrados Profi ssionais em Defesa Agropecuária(EMPROFISSI-DA)

17h00 as 18h00

Moderador: Domingo Haroldo Reinhardt (CNPMF/EMBRAPA)

Depoimentos: UFRB – Dr. Alexandre Moraes Pinheiro, UFRA – Dr. Wilson Maia, UFV – Dr. Ângelo Pallini.

Lançamento da Edição Comemorativa de Trabalhos de Especialização (Digital)

17h00 as 18h00

Contribuição da Defesa Agropecuária para a formação do pensamento acadêmico-científi co. ADAB/SMVBA/UNIME

Abertura, Palestra Magna e Coquetel

18h00 à 22h00

Palestrante: Dr. Reinhold Stefanes - Ex ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Para mais informações acesse http://www.defesaagropecuaria.com.br e veja a programação completa.

Imprensa CNDA Catarina Guedes – Assessora de Comunicação

Ascom / Adab