Com o objetivo de exercer o seu papel na preservação da saúde pública, na prevenção e controle de enfermidades, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), inaugura amanhã (2) às 11h, o Entreposto Frigorífico Modular de Igaporã. A construção do entreposto, localizado ao lado do Mercado Central da cidade, vai proporcionar práticas adequadas de comercialização, assegurando ao consumidor o acesso ao alimento seguro.

“Nossa meta é adotar medidas no sentido de apoiar a oferta de alimentos saudáveis, aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica locais”, afirma o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “Além disso, o cenário do agronegócio baiano vem demonstrando significativos avanços que refletem uma gradativa organização da cadeia produtiva da carne e seus segmentos”, completou Salles, ressaltando que ações como essa estão possibilitando a correta distribuição e comercialização da carne nos pequenos municípios baianos.

Para o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, a criação do projeto de entrepostos é estratégica, uma vez que preenche uma lacuna do Programa de Regionalização e Descentralização do Abate na Bahia. “Com os entrepostos modulares, a Seagri/Adab vai viabilizar a armazenagem e a distribuição adequadas das carnes nos municípios que não possuem matadouros frigoríficos, atendendo à portaria 304/96 do MAPA”, esclarece Torres.

A Unidade Modular Frigorífica de Igaporã teve um investimento na ordem de R$ 318.600,00 com capacidade de estocagem de trinta carcaças/dia. “Esse investimento financeiro e físico trará melhorias na qualidade de vida da população local e no desenvolvimento da região”, afirma o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas. “As perspectivas para o incremento e organização da cadeia produtiva da carne são excelentes e os entrepostos contribuirão para a consolidação deste setor, garantindo a oferta de alimentos com qualidade higiênica e sanitária para a população”, finalizou.

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab