A defesa agropecuária está em pauta no Oeste baiano com a realização do I Simpósio de Defesa Agropecuária. O evento, cuja solenidade de abertura aconteceu ontem (13) segue até amanhã (15), reunindo Responsáveis Técnicos, Fiscais Estaduais Agropecuários da Bahia, Profissionais Autônomos, estudantes de Agronomia e Medicina Veterinária. Eles vão discutir os novos rumos do segmento diante das políticas públicas transversais e interinstitucionais relacionadas aos impactos ambientais, sociais e econômicos no setor agropecuário.

O evento é realizado pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb) por intermédio da Empresa Júnior de Engenharia Agronômica (EJEA) e pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. As palestras e oficinas acontecem no Campus IX da Uneb em Barreiras.

Presente à solenidade de abertura o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, destacou a importância do evento diante da necessidade de inclusão de disciplinas relacionadas ao segmento da Defesa Agropecuária nas grades curriculares dos cursos de graduação no país. “A defesa agropecuária é uma das vias pela qual a nação e o Estado podem adquir soberania no agronegócio”, enfatizou Torres, lembrando que a realização do Simpósio no Oeste se deve também à iniciativa local, a exemplo da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Associação dos Criadores do Oeste (Acrioeste) e Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba).

Com o crescimento da produção agrícola no Oeste da Bahia, principal fronteira agrícola do Estado, a região tornou-se uma importante produtora nacional de grãos, café, carnes, frutas e fibras com grande investimento em biotecnologia, preparo do solo, plantio, manejo, colheita, transporte, beneficiamento e a comercialização. “Tudo isso, aliado às políticas públicas e parcerias com diversas instituições tem proporcionado ao produtor do Oeste baiano um salto no agronegócio, juntamente com a valorização de seu produto no mercado interno e externo”, afirmou o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, destacando que a participação de estudantes no simpósio representará um diferencial na formação profissional dos alunos.

Além das palestras estão acontecendo oficinas temáticas relacionadas com a prática da defesa agropecuária durante o evento. Todas as atividades visam promover uma socialização de conhecimentos, aumentando o aprendizado dos alunos no que diz respeito às Legislações de Defesa Agropecuária da Bahia, atualizar os profissionais quanto aos avanços obtidos no controle de pragas e doenças que podem afetar a produtividade da região e apresentar as ações de Educação Sanitária realizadas no Oeste baiano.

Ascom / Adab