Mais uma grande apreensão de produtos clandestinos foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, na última semana. Fiscais Estaduais Agropecuários apreenderam 3.760 quilos de manteiga e creme de leite em Vitória da Conquista após denúncia feita na Coordenadoria da Adab no município. Os produtos foram inutilizados no Aterro Sanitário Municipal e o estabelecimento foi interditado, tendo suas instalações e equipamentos lacrados.
A operação aconteceu em um laticínio clandestino na zona urbana de Vitória da Conquista. Como o local estava fora da área de atuação da Adab, um Juiz de Direito da Vara Criminal foi acionado e, de posse do Mandado de Busca e Apreensão, os agentes da Adab realizaram a ação que contou com o apoio de dois policiais militares, dois Médicos Veterinários e um Auxiliar de Fiscalização da Agência.
No local, os fiscais e policiais encontraram uma câmara fria com grande quantidade de cremes de leite envasados em sacos plásticos, sem nenhuma identificação de origem ou documentação fiscal e sanitária. Também havia um espaço anexo para o processamento do produto, contendo freezer, batedeira industrial de manteiga, desnatadeira e embalagens. “O processamento da manteiga foi comprovado, pois no interior da batedeira havia grande quantidade do produto, além de sal e outros condimentos estocados para a elaboração, sendo caracterizada produção clandestina de manteiga”, explica o Coordenador Regional da Adab, Jardel Xavier, ressaltando que o local além de não ter registro em nenhum órgão fiscalizador estava totalmente fora dos requisitos e padrões industriais e sanitários preconizados pela legislação vigente, pondo em risco a saúde da população e dos consumidores.
Ascom / Adab