O mês de Agosto marca as atividades relacionadas ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. Preocupada com a questão ambiental, a Secretaria da Agricultura (Seagri) através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está realizando diversos eventos dentro do Projeto Campo Limpo com o objetivo de levar às comunidades uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente.

Na primeira semana de ação, a coleta itinerante realizada pela Coordenadoria Regional da Adab em Teixeira de Freitas recolheu 38.439 embalagens vazias de agrotóxicos. Os 71 agricultores que aderiram à campanha receberam o certificado de participação “Destaque Campo Limpo 2012”.

“A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados da destinação de embalagens de forma ambientalmente correta”, ressalta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres. A Bahia é um dos 21 Estados que participa das comemorações, promovendo palestras, visita às centrais de recebimento e apresentações culturais e educativas.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído pela Lei nº. 9974/00, que disciplina a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários e distribui responsabilidades para o agricultor, revendedor, fabricante e poder público. “Essas ações reforçam o comprometimento de estudantes com a educação ambiental das futuras gerações e dos agricultores com preservação do meio ambiente por um campo mais limpo”, diz o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá.

A campanha é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e tem a finalidade de eliminar o lixo tóxico produzido pelas embalagens vazias no campo, dando uma destinação adequada ao material através da reciclagem. “Desta forma asseguramos uma condição de saúde e segurança alimentar para os produtores e para a população”, avalia o Coordenador do Projeto Campo Limpo na Adab, Raimundo Ribeiro. “Nosso intuito é conscientizar o agricultor sobre a necessidade de retirada das embalagens usadas de agrotóxicos e de insumos agrícolas das propriedades rurais diminuindo os riscos de contaminação do solo, água, animais e do meio ambiente”, finaliza Ribeiro.

Ascom / Adab