O edital para processo seletivo 2313.1 do curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária já está disponível no site da Universidade Federal do Recôncavo baiano (UFRB). As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro pelo site www.ufrb.edu.br. Os profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, interessados em participar do processo seletivo devem encaminhar o Pré-projeto de Mestrado para o setor de Gestão da Informação (SGI) na Assessoria de Planejamento Estratégico (APE) para análise e adequação quanto à viabilidade financeira, cronogramas e interesse da defesa agropecuária.

Todos os pré-projetos devem estar acompanhados por uma carta de anuência do Diretor Técnico da área e encaminhados para verena.souza@adab.ba.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3116-7997 / 8453. Vale ressaltar que a análise prévia feita pela Adab não exclui a responsabilidade do candidato de cumprir com as exigências contidas no edital, especialmente com relação à observância dos prazos estabelecidos pela UFRB.

Desde setembro de 2010, a Secretaria da Agricultura, por meio Adab, da UFRB e do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura da Embrapa, entrou para o cenário acadêmico científico nacional com a implantação do 1º Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (MPDA) do Brasil. Podem participar da seleção os servidores da Adab e demais instituições de defesa agropecuária que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia ou áreas afins. “O título de mestre consta dos requisitos de ascensão na carreira de Fiscal Estadual Agropecuário”, informa a Assessora de Planejamento Estratégico da Adab, Maria Tereza Mascarenhas. “Cuidar do patrimônio agropecuário sob a ótica da responsabilidade compartilhada é um dos pilares da Agência. E os maiores beneficiários serão os produtores, consumidores e o meio ambiente”, completa.

Após dois anos de curso, o Mestrado Profissional já contabiliza o ingresso de 23 engenheiros agrônomos e médicos veterinários, a partir de três seleções de caráter nacional. Desse total, quatro já concluíram suas dissertações de mestrado e mais seis serão finalizadas até dezembro deste ano.

Ascom / Adab