A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, recolheu 800 kg de embalagens vazias de agrotóxicos em Itaberaba. O recolhimento ocorreu durante a III Coleta Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos no início de novembro, envolvendo ainda municípios vizinhos a Itaberaba.

Um total de 25 big bags foram enviados para a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, no município de Feira de Santana onde as embalagens serão novamente higienizadas e recicladas para utilização como materiais de construção em forma de fios, conduítes, canos entre outros.

O recolhimento dessas embalagens foi feito em toda a região da Chapada Diamantina, sendo as mesmas devolvidas pelos produtores em dias de campo e palestras promovidas pelos fiscais da Adab. “O sucesso dessa campanha de recolhimento deve-se muito à conscientização dos produtores rurais, resultado de um grande trabalho desempenhado pela Adab em toda a região”, salientou Luciano Lima, Coordenador Regional da Agência em Itaberaba.

Para um evento desse tipo as parcerias são muito importantes, assim estiveram envolvidos também técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e da Prefeitura Municipal de Itaberaba através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. “O apoio a iniciativas que promovam a educação do homem do campo é uma constante nessa Secretaria. A Adab está presente na III Coleta Itinerante e nos orgulhamos em ter apoiado essa e as outras campanhas. Dessa forma, reforçamos o compromisso com os produtores do nosso município”, afirma o Secretário Municipal de Agricultura de Itaberaba, Valter Sena.

“As embalagens vazias, quando descartadas de forma aleatória no meio ambiente podem contaminar lençóis freáticos, solos, rios, com forte impacto negativo para o meio ambiente”, esclarece o Coordenador do Projeto Campo Limpo, Raimundo Ribeiro. “Por isso a preocupação com o meio ambiente e com a saúde do homem é a tônica principal quando falamos em agrotóxicos”.

Para o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, o principal desafio mundial é conciliar sustentabilidade com produção de alimentos. “E iniciativas como esta auxiliam no desenvolvimento sustentável tanto do meio ambiente quanto da agricultura”, reforça o diretor, lembrando do compromisso com a fiscalização e educação sanitária para a segurança do meio ambiente e instrução do homem do campo.

Ascom / Adab