Cerca de 60 alunos dos turnos (matutino e vespertino) das turmas do 5º Ano ou 4ª Série da escola municipal Isaura Costa no Bairro Clerolândia, receberam nesta segunda – feira, 19, oscertificados do Projeto ADAB da Escola.

O projeto teve inicio em abril deste ano em cerca de 30 escolas da rede municipal de ensino de Itapetinga, atendendo alunos da 5ª Série do ensino fundamental. A iniciativa é da ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, através da Coordenadoria de Itapetinga em parceria com a Secretaria de Educação de Itapetinga. “A ideia é aproximar a ADAB cada vez mais da comunidade, através das escolas que é o alicerce para o conhecimento. Tivemos sucesso neste projeto em Itapetinga e no ano que vem, além de Itapetinga, também queremos desenvolver o Projeto ADAB nas Escolas em instituições públicas de ensino de outras cidades da região”, disse o médico veterinário Iran Ferrão coordenador do projeto em Itapetinga.

O Projeto ADAB nas Escolas levou os alunos para várias ações em campo principalmente durante a realização da 42ª Exposição Agropecuária de Itapetinga. Para Marcos Santos Araújo, 13, aluno da 5ª série da escola Isaura Costa foi muito bom o aprendizado. “Achei interessante esse projeto, pois aprendemos bastante sobre doenças nos bovinos e também informações sobre vegetais. Também aprendemos o que é a “mosca negra” e a mosca da fruta”, destacou ele.

Segundo Ronaldo Silva Rocha, diretor da escola Isaura Costa, a iniciativa da ADAB em parceria com a rede de educação do município tem contribuído bastante para o aprendizado dos alunos. “Parabenizo a ADAB pela iniciativa que levou nossos alunos para campo e mostrou a realidade que acontece em determinado setor, principalmente este voltado para a alimentação. Eles ficaram muito felizes com o resultado”, disse ele. Ainda segundo Ronaldo, é necessário além da participação dos alunos, a presença dos pais, para que haja mais interação com a escola e por fim no projeto.

Além de Iran Ferrão, responsável pelo projeto, a equipe conta ainda com a colaboração Cynthia Ribeiro, técnica na área agropecuária, Nagual Prado, e da pedagoga Ivany Mendonça que já estão preparando as ações para dar inicio juntamente com o ano letivo do ano que vem à segunda edição do Projeto ADAB nas Escolas.

Itapetinga News – Gilson Vasconcellos

Veja o nossoÁlbum