Fiscais estaduais agropecuários apresentaram suas pesquisas em Defesa Agropecuária esta semana na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Dentre os trabalhos expostos abordaram análise de resíduos de agrotóxicos em frutas, bem-estar animal, impacto econômico relacionado com o possível ingresso de pragas da citricultura, determinação de padrões de classificação de mel com vistas ao estabelecimento de identidade legal dos produtos oriundos da apicultura e meliponicultura, além de uma proposição sobre o novo conceito de praga.

As apresentações aconteceram durante a Iª Semana Entomológica da Bahia (SINSECTA) realizada na UFRB até o próximo dia 9 e o o IIIª Simpósio Baiano de Defesa Agropecuária, constituído de duas mesas-redondas, uma versando sobre Atualidades Técnico-Científicas no estudo de Mosca-das-Frutas, coordenada por Drª Mª Aparecida Bitencourt (UESC), teve como prelecionistas Dr. Antonio Souza do Nascimento (EMBRAPA/CNPMF), Drª Iara S. Joaquim Bravo (UFBA) e Drª Beatriz Paranhos (EMBRAPA/CPATSA). A outra, coordenada por Dr. Paulo Emílio V. Torres (Adab) abordou as Ameaças Fitossanitárias para o Brasil, cuja palestrante foi a Drª Regina L. Sugayama (AGROPEC).

Em seguida, sete fiscais estaduais agropecuários e alunos do Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (MPDA) apresentaram os resultados de suas pesquisas realizadas em duas grandes áreas: Inspeção de Produtos de Origem Animal e em defesa Sanitária Vegetal.

Também prestigiaram o evento, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação ad UFRB, Dr. Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, o primeiro coordenador do Curso de MPDA, Dr. Alexandre Pinheiro, o Diretor de Defesa Sanitária Vegetal da ADAB, Dr. Armando Sá Nascimento Filho e Drª. Maria Aparecida Castellani (UESB).

Ao encerramento do evento, Dr. Carlos Alfredo L. Carvalho, destacou a importância do Prof. Dr. Evaldo Vilela (UFV), Dr. Cássio Ramos Peixoto (MAPA e Ex-diretor da Adab) e Drª Jucimara Rodrigues Santos (Seagri) no processo de implantação do Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária, o 1º do Brasil e do Nordeste.

Ascom / Adab