Se o produtor não vai até a Adab, a Adab vai até o produtor. Este foi o conceito de trabalho desenvolvido pela Coordenadoria Regional da Adab em Santa Maria da Vitória para aumentar o índice de declarações durante a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Os fiscais identificaram a localidade onde os criadores tinham maior dificuldade em declarar a vacinação dos animais e decidiu montar um Escritório Itinerante no Distrito de Descoberto, município de Coribe, para atender à comunidade.

Com apoio da comunidade o Escritório Itinerante foi montado no salão de festas. Proprietários de revendas de vacinas e quimioterápicos, além de mercados locais também participaram da iniciativa, aprovada pelos produtores e lideranças da região. “Todo esforço em conjunto sempre resulta em benefício coletivo”, afirma o Coordenador Regional da Adab em Santa Maria da Vitória, Gregócio Nepomuceno. “E dessa forma podemos estar mais próximo do criador, ouvindo suas necessidades e inovando no atendimento”, frisa o coordenador, informando que foram montadas três mesas para atendimento aos criadores, sendo recebidas 110 declarações de vacinação contra a febre aftosa, contra a brucelose, rebanho bovino existente e declaração das demais espécies – caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos, muares e aves.

Durante o período de atendimento, ocorrido no final de novembro, foram realizadas palestras e recebimento de declarações de vacinação contra a febre aftosa e contra a brucelose. As palestras aconteceram no período da manhã e o recebimento das declarações durante todo o dia. Os produtores também puderam tirar dúvidas, receber orientações dos fiscais da Adab e falar sobre as principais demandas locais. As palestras foram proferidas pelos médicos veterinários oficiais que discorreram sobre temas como Febre Aftosa, Normas para Emissão de Guia de Trânsito Animal e Raiva dos Herbívoros. O público, estimado em 90 pessoas, contou com a presença de produtores rurais, lideranças locais, estudantes, consumidores e donas de casa que receberam ainda folhetos e cartilhas sobre diversos temas.

Ascom / Adab