O Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa) da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola SA (EBDA), órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura, é o primeiro do Nordeste a participar do teste Interlaboratorial. O objetivo desse teste é monitorar continuamente o desempenho do laboratório, identificar diferenças interlaboratoriais, além de fornecer confiança adicional aos clientes, sejam produtores, fiscais e médicos veterinários. O procedimento ocorreu no final do mês de novembro e faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005 relacionada às atividades desenvolvidas por um laboratório.

“Esse programa está sendo desenvolvido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, com o apoio do Grupo Técnico dos Lanagros de MG e RS que são laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). E está no seu escopo de certificação o processo de provisão de programas de comparações interlaboratoriais/ensaios de proficiência”, explica o Coordenador do Ladesa, Jorge Ribas. Para ele, ao participar desse teste, a Bahia dá mais um passo para oferecer um serviço de maior qualidade e de segurança para os produtores do Estado, pois irá garantir um laudo de diagnóstico laboratorial com alta confiança.

As primeiras amostras já foram enviadas pelo Rio Grande do Sul e o Ladesa já está processando o material. A Rede Metrológica irá disponibilizar o resultado em fevereiro do próximo ano. “Acreditamos que, com esses resultados, o Ladesa terá maior credibilidade, pois os seus resultados serão mais confiáveis e de qualidade”, diz Ribas, lembrando que até 2014 todos os laboratórios de ensaio devem estar acreditados pelo INMETRO segundo a Instrução Normativa MAPA nº 34 de 14/07/2011.

Para obter a certificação pelo INMETRO o laboratório deve seguir procedimentos e fazer maiores investimentos em treinamento, infraestrutura e contratação de serviços de calibração e manutenção. Além disso, os laboratórios que pretendem obter a acreditação devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para as quais buscam a acreditação, por meio da participação satisfatória em atividades de ensaios de proficiência. Para isso o Sistema de Gestão da Qualidade deve estar implantado e funcionando, seguindo todos os requisitos da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025:2005. “Já demos o primeiro passo nesse sentido. De agora em diante, vamos buscar a excelência no serviço”, finaliza Ribas.

Ascom / Adab