A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado a Secretaria de Agricultura (Seagri), apreendeu 1 tonelada de peixe impróprio para consumo e 400 mudas de citros irregulares na BR-242, próximo ao município de Itaberaba. As ações rotineiras de fiscalização móvel desenvolvidas em parceria com a Polícia Rodoviária Federalforam impulsionadas pelo grande movimento de veículos nas rodovias durante a semana que antecedeu o carnaval.

Os 1000 kg de peixe foram eviscerados quando adquiridos em Santo Estevão e estavam sendo transportados para consumo no município de Andaraí, sem condições mínimas de higiene e nenhum método de conservação.

As mudas de citros (laranja, limão e tangerina) estavam sem documentação e foram apreendidas quando transportadas no fundo de um caminhão baú. De acordo com o condutor do veículo, a carga foi adquirida em um horto clandestino em Cruz das Almas e tinha como destino a cidade de Seabra.

“A Chapada Diamantina, região onde foi feita a apreensão, estáem franco crescimento na produção de frutas e citros, e a Adab mantém a defesa fitossanitária na proteção dos pomares, em parceria com os produtores locais”, afirma o Coordenador Regional de Itaberaba, Luciano Lima.

Toda carga foi destruída no aterro sanitário pelos fiscais da Coordenadoria Regional de Itaberaba.

Ascom / Adab