Atendendo à demanda da Secretaria de Agricultura do Município do Conde, Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA) da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizam o treinamento para atualização técnica em fitossanidade de citros e coco, na Câmara de Municipal de Vereadores. Até quinta-feira (21), 15 técnicos das Secretarias Municipais do Conde, Jandaíra, Rio Real, Acajutiba, Esplanada e Entre Rios passarão por uma reciclagem onde seus conhecimentos serão atualizados acerca da globalização e comércio internacional de vegetais, natureza das pragas (fungos, bactéria, vírus, nematoides e insetos), conceito e missão da defesa agropecuária, trânsito de vegetais, documentos fitossanitários e a responsabilidade técnica.

O objetivo desse treinamento é fortalecer o conhecimento dos técnicos que trabalham na região, principalmente aqueles que lidam com a ambiência da agricultura familiar localizada nos assentamentos rurais, comum no Litoral Norte do Estado. “A defesa agropecuária, assim como outros elos da cadeia produtiva, não pode andar sozinha. Para o sucesso das atividades é preciso o apoio dos parceiros e produtores”, salienta o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá.

Na Citricultura, sob a responsabilidade da Coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito, e do Gerente da Adab de Alagoinhas, Ricardo Santos Motta, temas como a importância socioeconômica e ameaças fitossanitárias (Huanglongbing – HLB, Cancro Cítrico e Cochonilha Rosada) serão abordados, priorizando as informações sobre as pragas presentes na citricultura baiana como a Clorose Variegada dos Citros (CVC), Mancha Preta dos Citros (MPC), Leprose dos Citros, Mosca Negra dos Citros (MNC). “No primeiro dia, ontem (18), o treinamento contou com um formato teórico e, a partir do segundo dia, será a parte prática, com atividades de campo em pomares da região”, informa a coordenadora, Suely Brito.

Em relação à Nucicultura, o Coordenador do Projeto Fitossanitário do Coqueiro, Uilian Almeida, convidou duas pesquisadoras do Cetro de Pesquisa Agropecuária dos Tabuleiros Costeiros (CPATC) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Joana Maria S. Ferreira (Entomologista) e Dulce R. N. Warwich (Fitopatologista).

“A capacitação dos técnicos beneficia a produção na região e, consequentemente, resulta na geração de emprego e renda, além de possibilitar melhores condições de vida aos produtores”, finaliza Suely Brito, lembrando que a maioria dos produtores rurais do Estado integra a agricultura familiar e são os maiores beneficiados.

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab