O projeto de Educação Sanitária, “Adab na Escola”, atuou junto aos alunos e professores da rede pública e privada de ensino de Vitória da Conquista, Barra do Choça e municípios da região. Entre os dias 18 e 22 de março, durante a 47ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) buscou a conscientização dos visitantes para o consumo de produtos de origem agropecuários inspecionados.

A equipe de Educação Sanitária da Agência orientou sobre segurança alimentar e a importância dos carimbos (S.I.M, S.I.E e S.I.F), visando à inspeção de produtos de origem animal. Eles receberam material educativo, assistiram vídeos sobre abate clandestino e seus riscos para saúde pública, além de degustar produtos lácteos ofertados por laticínios inspecionados da região.

“Destaco ainda a participação do grupo da melhor idade do SESC (Núcleo de Vitória da Conquista), com cerca de 50 pessoas, onde pude perceber que nunca é tarde para aprender”, aponta Irma do Amor, Médica Veterinária da Diretoria de Inspeção da Adab (Dipa). “Temos que difundir informação e esclarecer jovens e adultos sobre os prejuízos econômicos devido ao comércio clandestino de produtos de origem animal”.

Durante todo o ano a Dipa vai realizar ampla campanha educativa de combate à clandestinidade de produtos cárneos e lácteos dentro do Projeto Adab na Escola. “A educação sanitária é o agente promotor de mudanças comportamentais e instrumento de conscientização, fazendo com que alunos e professores possam atuar como multiplicadores em suas comunidades”, finalizou o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas.

Ascom / Adab