Mesmo com a forte seca que assola a região, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) contabilizou a entrada de 1.639 animais na 47ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, superando expectativas diante da situação de emergência ocasionada pela falta de chuva. Ao todo, 537 bovinos, 423 equinos, 651 aves e 28 ovinos foram vistoriados e examinados pela Agência que encerrou na última segunda-feira (25) sua atuação na defesa sanitária durante o evento agropecuário.

“Mesmo diante das dificuldades enfrentadas na realização deste evento, buscamos parceiros como a Adab que garantiu a sanidade dos animais expostos”, afirmou o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Claudionor Dutra Neto. O responsável pela realização da Expoconquista também ressaltou que a exposição é o segundo maior evento agropecuário na Bahia realizado este ano entre os dias 15 a 24 de março, no Parque de Exposição Teopompo de Almeida.

“A participação da Adab em eventos desta proporção é de extrema importância, pois garante a entrada de animais saudáveis, além de orientar e esclarecer dúvidas dos criadores expressiva zona de criação de bovinos, equinos e caprinos.”, afirma o diretor geral, Paulo Emílio Torres.

A equipe de profissionais da coordenadoria regional de Vitória da Conquista, com o apoio da Adab de Itapetinga, constatou apenas 06 casos em que os animais não ingressaram no evento por não apresentarem atestados negativos dos exames e documentação necessária, e retornaram para suas propriedades, encerrando assim mais um evento de sucesso na defesa agropecuária baiana.

FISCALIZAÇÃO EM EVENTOS PECUÁRIOS - Antes da chegada dos animais, os veterinários e auxiliares da Adab, vinculados à Secretaria de Agricultura (Seagri), desinfetam todo o local onde os animais serão alojados. À medida que os animais começam a chegar, a equipe da Agência confere toda a documentação exigida, que engloba a Guia de Trânsito Animal (GTA) e atestados negativos de exames de sanidade dos animais para cada espécie (bovídeos, equídeos, suídeos, aves, caprinos e ovinos).

Para o ingresso nos parques de exposições da Bahia, e do Brasil, os animais passam por vistorias e exames clínicos individuais. Caso o animal apresente alterações clínicas de enfermidades, como corrimento nasal, tosses, febres e verrugas, a entrada não é permitida. “Outro fator que impede o acesso dos animais em eventos agropecuários é a presença de ectoparasitas como o carrapato, vermes ou moscas e mamites, que possam contaminar os outros animais”, orienta o Coordenador Regional da Adab de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, ressaltando que as medidas adotadas envolvem a retenção do animal e o retorno dos respectivos animais para a propriedade de origem.

Para o regresso dos animais para as propriedades de origem, a Adab, órgão oficial de Defesa Sanitária Animal, é responsável por emitir as Guias de Trânsito Animal (GTAs), obrigatória para transportar animais dentro do Estado de todas as espécies, independente de idade e sexo.

Quando o animal está com documentação irregular ou sem GTA, o criador é multado e o animal retorna para a propriedade para providenciar a regularização conforme a legislação de defesa sanitária animal vigente. “Essa é uma atividade rotineira e a Adab segue as exigências sanitárias vigente na lei nº 7.597 de 2000 e decreto nº 7.854 que garantem a sanidade da pecuária baiana”, finaliza o Diretor de Defesa Animal, Rui Leal.

Exigências Sanitárias para o Ingresso de Animais em Eventos Pecuários no Estado da Bahia

Ascom / Adab