O produtor rural, João Batista Santana, recebeu em seu domicílio a equipe a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para uma palestra sobre a raiva dos herbívoros,no dia 25 de março, no distrito de Lamarão, pertencente ao município de São Sebastião do Passé. Por meio da cooperação entre a Comunidade e a Agência de Defesa, o evento visou o aperfeiçoamento e o aumento da eficiência das ações no controle da enfermidade na região, contando com 27 produtores rurais e agentes comunitários de saúde.

Para o Fiscal Estadual Agropecuário e coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder, a Adab mantém o foco no criador e essa apresentação realizada na casa de um deles, é motivo de muita satisfação, além de retratar a coparticipação da sociedade no êxito das ações de defesa agropecuária do Estado.

O criado João Batista Santana, não abriu mão da realização do evento no interior da sua residência. Para ele, o produtor consciente entende que a Adab,órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), é uma parceira na busca pela sanidade do rebanho e melhoria da pecuária. “Quis mostrar a todos os participantes como os criadores podem contribuir para a eficácia da atividade de defesa agropecuária do Estado, principalmente, na localizaçãodos esconderijos dos morcegos que, dependendo da topografia, são de difícil identificação e acesso”, explicou Santana.

“As ações compartilhadas possibilitam o efetivo controle populacional dos quirópteros da espécie Desmodusrotundus (morcego hematófago), os principais transmissores da raiva em herbívoros. A doença é fatal e pode, inclusive, acometer seres humanos”, explicou o Diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressalta que o êxito das ações de defesa agropecuária se obtém por meio das ações compartilhadas com a sociedade, pois a Adab sozinha muito pouco poderia fazer. “Esse é o pensamento da equipe da Agência composta também pelaFiscal Estadual Agropecuária, Eliane Sampaio, e pelo Gerente do Escritório Local de Salvador, Leonardo Galvão Moura”, finaliza Torres.

Ascom / Adab