A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em ação conjunta com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Prefeitura Municipal de Entre Rios e a Associação de Apicultores (Apiários), realizou o cadastramento de apicultores e georreferenciamento dos apiários, entre os dias 13 e 16, no município de Entre Rios. Foram georrefereciados 44 apiários e 13 apicultores cadastrados, e estas informações levantadas irão contribuir para o melhor conhecimento dos patógenos que acometem as abelhas, além de desenvolver a cadeia produtiva da apicultura no Estado.

“Esta ação conjunta demonstra a parceria entre defesa agropecuária, extensão rural, pesquisa e produtores, e tem como objetivo o desenvolvimento da apicultura na região”, afirma o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui leal.

Simultaneamente foi realizada a colheita de amostras de abelhas para o diagnóstico de varroatose, uma doença que vem causando diversos prejuízos para a apicultura no sul do Brasil. A análise das taxas de infestação de Varroa destructor, ácaro responsável pela doença faz parte do projeto “Implantação do Centro Tecnológico de Difusão de Conhecimento Apícola”, financiado pelo Banco do Nordeste (BNB) sob a coordenação do professor Guido Castagnino, do curso de Zootecnia da UFBA.

Para a coordenadora do Programa de Sanidade Apícola da Adab, Rejane Noronha, essas informações contribuirão para o melhor conhecimento da epidemiologia deste parasita e seus efeitos nas abelhas africanizadas. “Temos poucas informações sobre os patógenos que acometem as abelhas no Estado e mais pesquisas devem ser feitas nesse sentido”, finaliza a coordenadora, lembrando que a Adab se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e apoiar as iniciativas nesse sentido.

Ascom / Adab