Com o objetivo de garantir a segurança sanitária vegetal necessária para o desenvolvimento sustentável da produção e comercialização da agricultura baiana, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, estabeleceu estratégias para os anos de 2013 e 2014, durante encontro realizado entre os dias 06 e 10 de maio, na Câmara de Vereadores de Mucugê, Chapada Diamantina.

As diretrizes estão sendo apresentadas e discutidas pela linha de frente composta por engenheiros agrônomos e coordenadores regionais da Adab, contando desta vez com os técnicos estaduais agropecuários. Entre os temas estabelecidos destacam-se as ações de controle e manejo da lagarta Helicoverpa Armigera que atinge as culturas de milho, soja e algodão no Oeste baiano, as análises e revisões das legislações, o incremento e incentivo à atividade de educação sanitária e a fiscalização do trânsito de vegetais em todo o Estado.

“Temos que eleger as prioridades, alinhar e harmonizar procedimentos na realização da defesa sanitária vegetal. Desta maneira conseguiremos executar as tarefas de forma eficiente, reafirmando o nosso compromisso com a população e com o Governo do Estado”, destacou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá.

A capacitação e orientação dos produtores também estão entre as metas da Adab em 2013-2014, visando à qualificação técnica e, consequentemente, a eficiência da atividade de defesa sanitária vegetal do Estado. Para o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres a intenção é investir no profissional bem como oferecer melhores condições de trabalho, pois assim conseguiremos ofertar um serviço de qualidade aos produtores.

“A Adab realiza defesa agropecuária para o agricultor e com o agricultor, existe um relação de dependência e interdependência que garante o sucesso do trabalho realizado por todos os envolvidos nas atividades em prol de uma agropecuária segura”, completou Torres.

LAGARTA HELICOVERPA – Durante o primeiro dia do encontro, segunda-feira (06), os participantes acompanharam a apresentação do diretor de defesa vegetal, Armando Sá, sobre a lagarta que vem atingindo o Oeste da Bahia. Foram apresentadas as normas e o passo a passo no encaminhamento da aplicação do defensivo agrícola importado, composto pela molécula benzoato de emamectina, nas culturas de milho, soja e algodão.

O Diretor ainda convidou a todos para compor a equipe de emergência fitossanitária. “Os profissionais que ingressarem na equipe de emergência enviada para o Oeste serão capacitados, promovendo a harmonização e padronização das ações no manejo e controle da praga, bem como as ações fiscalizatórias”, ressaltou Sá.

DIA DE CAMPO – Na última quarta-feira (08) os participantes contaram com um dia inteiro visitando as plantações de batata, tomate e maçã da região. Nas propriedades Progresso, Igarashi e Abagisa os conhecimentos foram reciclados por meios práticos sobre produção de alimentos de origem vegetal, uso correto e seguro de agrotóxicos e as formas alternativas de combate às pragas e doenças no cultivo de alimentos.

MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS E AFINS – Adab tem intensificado as ações no sentido de minimizar os efeitos da utilização indevida dos agrotóxicos sobre o meio ambiente e garantir a segurança alimentar da região. Como resultado deste encontro, a equipe participante compôs um manual que contém métodos e procedimentos de fiscalização de defensivos agrícolas. “A defesa vegetal da Bahia agradece pela criação do manual e, em posse deste material, seremos mais incisivos na fiscalização de agrotóxicos, coibindo o uso de produtos proibidos e/ou clandestinos e evitando a contaminação da população”, finalizou o coordenador de fiscalização e registro, Raimundo Ribeiro.

Ao final, sexta-feira (10), a fiscal estadual agropecuária, Suely Xavier, apresentou os resultados obtidos no levantamento fitossanitário durante as ações de emergência fitossanitária.

Ascom/Adab

11/05/2013