Discutir estratégias de produção visando diminuir os efeitos da seca foi o principal objetivo do I Simpósio sobre Perspectivas para Agropecuária no município de Maracás e região, que começou nesta quarta-feira (5) e vai até amanhã (6), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Maracás. A abertura do evento contou com as presenças do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles e do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, dentre outras autoridades.

O secretário Eduardo Salles, ressaltou a importância da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EDBA) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária (ADAB), vinculadas à Secretaria da Agricultura (Seagri) como parceiras do evento que veio resgatar a auto-estima dos produtores. “Apesar do sofrimento dos pequenos produtores e de criadores afetados pela estiagem, eventos como esse trazem mais motivação para cada um levantar a cabeça e recuperar suas pastagens, rebanho, sua atividade em sua propriedade”, disse.

Salles pontuou as ações estruturantes que estão sendo realizadas pelo governo do estado para minimizar os efeitos da seca, a exemplo da ampliação dos polos de distribuição do milho para a venda balcão, que passou de 5 para 23, a instalação de uma biofábrica de mudas de palma no estado, visando a produção de mais de um milhão de mudas por mês para doação a pequenos produtores. Outra medida é a compra imediata de R$ 17 milhões de mudas de palma para o plantio em unidades multiplicadoras nos municípios do semiárido, garantindo assim, uma reserva alimentar.

O secretário ainda informou que foram liberados R$ 26 milhões do governo federal para a construção de barragens, instalação de poços a depender da necessidade de cada município. Ele disse que ainda solicita apoio para a construção de barragens para perenizar os rios e máquinas perfuratrizes e brocas para cada consórcio de prefeituras inseridas no semiárido. “É preciso ter uma fonte de água para cada comunidade rural, de forma que viabilize a dessedentação animal. Com essas medidas, teremos os dois pilares, água e reserva alimentar, o que dará mais sustentabilidade para os agricultores e pecuaristas que sofrem com a estiagem prolongada”, disse

Além disso, Salles lembrou que continua solicitando, como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), ao governo federal, a criação do PAC Semiarido, com o objetivo de estruturar o semiárido para conviver com a seca.

O prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos, quer tornar o I Simpósio um evento anual no município. “Queremos mostrar para os pequenos produtores de que forma eles devem produzir, criar, pois nada pode ser feito sem técnicas adequadas”, explicou.

O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, lembrou do papel da agricultura familiar no Brasil. “Não podemos esquecer que foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reconheceu a importância da agricultura familiar em nosso País e fez o devido reconhecimento a esses que são atores fundamentais para o desenvolvimento da agricultura brasileira”, ressaltou.

Profissionais, estudantes da área agropecuária, agricultores familiares e produtores de leite participam de palestras com temas como Agroecologia; Panorama da Agropecuária Regional; Alternativas de Convivência com a Seca, Eficiência Produtiva no Semiárido, dentre outras. Ainda na programação está prevista a realização de uma mesa redonda sobre o Pronaf, com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Maracás, em parceria com os escritórios regionais da EDBA e da ADAB.

Também participaram da abertura do Simpósio, a coordenadora regional da Adab, Magali Chaves; o presidente da Câmara de Vereadores de Maracás, Dico de Edmundo; o engenheiro agrônomo da Divisão de Gado de Leite da EBDA, Cândido Vasconcelos; o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio; o gerente regional da EBDA, Manoel Pereira e o representante do Banco do Nordeste George Machado.

Fonte: Ascom/Seagri

Confira nosso álbum de fotos