No período dos festejos junino, entre os dias 22 e 23, a Agência intensificou fiscalização e apreendeu, só no Oeste do Estado, 4 toneladas de produtos clandestinos de origem animal.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) encerrou o mês de junho com aproximadamente 22 toneladas de produtos agropecuários sem inspeção e com origem desconhecida retirados de circulação em todo Estado. A autarquia vinculada a Secretaria de Agricultura (Seagri) divulgou hoje (10) o resumo de uma série de fiscalizações e apreensões de rotina, principalmente de trânsito, apreendendo grandes quantidades de carne clandestina (bovina, caprina, ovina e suína) e peles, alertando, cada vez mais, o consumidor da importância de não consumir carne sem inspeção ou refrigeração adequada.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adab o trânsito de subprodutos de origem animal é um dos fatores de maior risco na propagação de doenças de impacto à pecuária nacional. A minimização de tal risco pode envolver diversas estratégias, como o controle sanitário da origem, da utilização e destino final do subproduto. “Ao apreender esse material, estamos defendendo à pecuária baiana e prestando um serviço ao consumidor, impedindo que um produto em desacordo com a legislação sanitária chegue à sua mesa”, ressaltou diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas.

Na avaliação do diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, a ajuda da população é fundamental para coibir o abate clandestino. “O consumidor precisa exigir a nota fiscal que atesta a origem do produto, verificar a existência dos carimbos com os selos de Inspeção Estadual ou Federal e denunciar os locais de fabricação de produtos de origem animal clandestina. Para isto, a Adab dispõe de escritórios e gerências locais em diversos municípios da cidade”, orientou Torres. “Vale ressaltar que as denúncias podem ser anônimas”.

Todas as apreensões de produtos agropecuários com origem desconhecida e sem condições mínimas de higiene e conservação são descartadas em Aterros Sanitários por estarem impróprios para consumo existindo a possibilidade de transmitir doenças para quem os consumir.

Apreensões na Regional da Adab em Feira de Santana – Na manhã do dia 06 de junho cerca de 700 Kg de carne foram apreendidos num abatedouro clandestino localizado no município de Santo Estevão. O abate acontecia no quintal de uma casa sem nenhuma condição de higiene. O flagrante aconteceu após denuncia anônima de moradores vizinhos.

Em outra ação, já noticiada pela Adab, conjuntamente com a Equipe Tática Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram apreendidas aproximadamente 2 toneladas de carnes clandestinas (bovina, caprina e suína) durante abordagens de rotina na BR 324 (Simões Filho), no decorrer da madrugada desta quarta-feira, 12 de junho. “O material estava dentro de três carros de passeio com destino a Salvador onde seriam comercializadas. As carnes estavam sem procedência, sem documento fiscal, transportada de forma inadequada e sem o devido acondicionamento”, finalizou o coordenador Regional de Feira de Santana, Aurino Soares.

Fiscalização de trânsito em Guanambi - Entre os dias 12 e 17 deste mês, esta operação de fiscalização de trânsito agropecuário teve com objetivo de combater o abate clandestino na região. Com o apoio do 17° Batalhão de Policia Militar da Bahia, 121 veículos foram abordados apreendendo 7200 kg de peles salgadas de bovinos, 1200 kg de carne bovina e 500 kg de carne suína. A Fiscalização comandada e orientada pelo coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco e pelo diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Adriano Bouzas, aconteceu nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Urandi, Iuiú, Sebastião Laranjeiras e Caetité.

“O controle do trânsito e comércio de peles é uma ferramenta importante para coibir o abate clandestino que prejudica a geração de emprego e renda no campo, impedindo o desenvolvimento qualitativo do comércio e impactando negativamente na vida e na saúde da população”, ressaltou o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco.

Operação São João no Oeste - Iniciada no último sábado (22), encerrando no domingo (23), em Barreiras, a Adab realizou uma operação, com o apoio da Vigilância Sanitária do Município e Polícia Militar, onde várias fiscalizações foram feitas nos açougues do Centro de Abastecimento na Feira Livre do bairro Vila Rica e em estabelecimentos dos arredores. As 4 toneladas de produtos de origem animal apreendidos estavam sendo comercializados e distribuídos de maneira inadequada  e, de acordo com informações dos próprios fiscais, não atendiam as condições higiênico sanitárias estabelecida pela Legislação.

“As ações terão continuidade na Coordenadoria Regional da Adab de Barreiras, visando salvaguardar a saúde pública da comunidade Barreirense”, informa o coordenador regional, Sanderson Barreto, lembrando que, o comércio de carne clandestina traz sérios riscos à saúde da população e somente uma ação conjunta pode coibir as infrações.

Encerramento no Extremo Sul da Bahia – Na última semana de junho, entre os dias 24 e 28, as ações do mês foram encerradas com uma fiscalização de trânsito no município de Eunápolis. A Adab apreendeu aproximadamente 6 toneladas de produtos impróprios para consumo, conjuntamente com a Polícia Rodoviária Federal.

Dentre os produtos irregulares apreendidos destacam-se 4 toneladas de frango, 1 tonelada de produtos derivados do leite e 400 kg de pescado encontrados em condições inadequadas de temperatura e acondicionamento. De acordo com os fiscais da Adab, os produtos tinham como destino os próprios municípios da região.

Ações em Teixeira de Freitas também foram realizadas durante todo o mês contribuindo com as fiscalizações no extremo sul do Estado.

Ascom/Adab

71. 3116-8461