A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu 3 caminhões transportando galinhas de descarte, com mais 9 mil aves, na última quarta-feira (10), próximo ao município de Encruzilhada, Região Sul do Estado. Os aves foram encaminhados ao abate inspecionado em abatedouros frigoríficos localizados em Vitória da Conquista e Eunápolis e, na sexta-feira (12), as 8 toneladas de carne de frango foram entregues às Voluntárias Sociais do Estado para distribuição entre as entidades carentes destes municípios.
As galinhas apreendidas estavam sendo transportadas sem documentação sanitária pertinente e Guia de Trânsito Animal (GTA) próximo ao município de Encruzilhada, na divisa da Bahia com Minas Gerais. De acordo com o Coordenador do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido, o local da apreensão é utilizado como rota de desvio por ser uma estrada paralela à BR 116. “De acordo com informações cedidas pelos condutores, as cargas eram provenientes de São Paulo e seguiriam para vários estados do nordeste”, explica a fiscal.
As ações rotineiras de fiscalização móvel realizadas pela Adab buscam evitar a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia e o tráfego irregular de animais sem GTA. “O controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado e a GTA permite rastreabilidade dos animais, evitando a introdução de doenças que coloquem em risco a população ou causem prejuízos aos produtores e aos demais segmentos econômicos”, orienta o Diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui leal.
Após a apreensão, e o auto de infração, dois dos caminhões seguiram escoltados para o frigorífico Naturaves em Eunápolis e um para o Avinor Avícola do Nordeste em Vitória da Conquista onde foram realizados os abates. A equipe da Adab estava composta por duas médicas veterinárias e três auxiliares de fiscalização, além do apoio de 3 Policiais Militares. “Nosso serviço de inteligência está ativo e foi através dele que conseguimos sucesso na operação”, finaliza a médica veterinária, Denise Almeida.
Ascom/Adab
71.3116-8461