Discutir as ações fitossanitárias e políticas públicas voltadas para o combate às pragas que atingem as culturas dos citros, banana e mamão. Este é o objetivo do primeiro Seminário Defesa Sanitária Vegetal, que acontece no próximo sábado (31), no distrito de Irrigação em Bom Jesus da Lapa. O evento é resultado de uma parceria em prol da agricultura da região, com realização da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), e da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa.

Assuntos como as ações e medidas estabelecidas nos projetos Fitossanitário dos Citros, de Prevenção à Sigatoka-Negra e Moko da Bananeira, Prevenção e Controle da Monilíase do Mamoeiro, além da Permissão de Trânsito Interno de Vegetais, de forma eletrônica, com a nova assinatura digital serão apresentadas. Esta última visa agilizar o processo de emissão do documento essencial para o transporte de vegetais dentro do Estado, garantindo ainda mais segurança e qualidade no serviço.

“A disseminação de pragas e doenças na agricultura e seus impactos econômicos, sociais e ambientais são cada vez mais debatidos no âmbito mundial, além de constituir uma importante ferramenta para o desenvolvimento da defesa agropecuária no Estado, promovendo crescimento e organização das cadeias produtivas da Bahia”, explica o secretário de agricultura, Eduardo Salles, que confirmou presença no sábado.

“A nossa expectativa é difundir informações necessárias para manter o status fitossanitário alcançado pelo Estado, oferecendo ferramentas para as atividades de fiscalização, monitoramento, cadastramento de propriedades e inspeções fitossanitárias na região”, acrescenta o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá, lembrando que a Agência tem desenvolvido ações importantes para a qualificação da agricultura na Bahia, principalmente no que se refere à agricultura familiar.

“O evento será muito importante para o desenvolvimento da agricultura da região, por meio das políticas públicas, assim como para a segurança fitossanitária cada vez mais exigida no mercado nacional e internacional”, finaliza o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Pereira.

No ranking das exportações do agronegócio, a Bahia se destaca ocupando a segunda colocação na exportação de mamão e no cenário da agricultura nacional, a Bahia ocupa posição de destaque na produção de banana e limão.

Ascom/Adab

71. 3116-8461