Mais uma comitiva visita a Bahia para constatar, na prática, as ações que vem sendo realizadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) para implantação do Projeto de Entreposto Frigorífico Modular. Na semana passada, quarta (28) e quinta-feira (29) de agosto, os visitantes conheceram o Entreposto Frigorífico Modular de Senhor do Bonfim e um Matadouro em Alagoinhas, o Frigoalas, este da iniciativa privada. O objetivo foi compartilhar as propostas de desenvolvimento do abate legalizado realizadas pela Bahia para serem aplicadas em Alagoas.

A comitiva composta por 15 representantes da Prefeitura de Arapiraca, da Secretaria Estadual de Agricultura, Agência de Defesa e Inspeção (Adeal), do Instituto do Meio Ambiente (Ima) do Estado de Alagoas foi recepcionada pelo diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab, Adriano Bouzas, que acompanhou a visitação. Eles puderam verificar a estrutura modular, bem como o gerenciamento do Entreposto. “O projeto visa promover a cadeia produtiva da carne e garantir a segurança do alimento”, objetivou o diretor, ressaltando que os Entrepostos Frigoríficos Modulares buscam atender às demandas das cidades.

O entreposto frigorífico criado pela Adab é composto por estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde será feita a desossa, separando os cortes de carne. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos e mercados municipais para comercialização. A iniciativa proporciona uma melhoria das práticas de distribuição e comercialização, com maior controle das condições higiênico-sanitárias dentro das unidades.

Confira o álbum de fotos

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br