A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Prefeitura de Amargosa estiveram reunidos para regularizar a produção e a comercialização da carne-de-sol na região. O encontro ocorrido ontem (05), na sede Agência presente no município, definiu as ações e estratégias para implantação do projeto entreposto modular para beneficiamento da carne-de-sol de acordo com as leis sanitárias vigentes, similar ao que será implantado em Itororó e Maragojipe com a carne de fumeiro.

A carne produzida na região é muito importante para a economia do Estado. “O Governo incentiva a produção da carne-de-sol produzida em Amargosa desde que o produto seja sempre fabricado com matéria prima inspecionada, dentro de padrões de higiene”, afirmou o Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles.

As especificidades demandadas pela realidade do município foram discutidas juntamente com a Prefeita Karina Silva para compor parte estrutural do entreposto. “A elaboração do projeto para construção da fábrica regularizará a atividade clandestina, mantendo a técnica de produção da carne”, explicou o diretor-geral da Agência, Paulo Emílio Torres.

“O próximo passo da Adab, por meio da Diretoria de Inspeção, é avaliar o terreno para construção do entreposto. A inspeção prévia está agendada para o dia 13 deste mês”, salientou o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas, lembrando que ter a cadeia produtiva da carne estruturada é garantia de oferta de um produto inspecionado.

Este projeto surgiu da necessidade de regularizar a produção da tradicional carne-de-sol em Itororó, expandindo para a carne de fumeiro em Maragojipe e agora será implantado em Amargosa, regularizando assim a atividade nestes municípios.

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br