A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) encaminhou para o abate sanitário 14 bovinos confirmados com brucelose e tuberculose na última quinta-feira (12), em Barreiras. A medida preventiva visa evitar a transmissão de doenças a outros animais e zelar pela sanidade do rebanho baiano e pela segurança do alimento para a população. A brucelose e a tuberculose bovinas são doenças bacterianas de caráter crônico causadoras de perdas econômicas, principalmente, para a pecuária leiteira, podendo ser transmitidas para o homem quando há o consumo de produtos oriundos de animais infectados ou que tenham tido contato com estes.

Ao refazer os exames laboratoriais, foram identificados 11 animais reagentes para a brucelose e 03 positivos para a tuberculose. A equipe da coordenadoria regional da Adab em Barreiras imediatamente interditou a propriedade e isolou os animais doentes. Os 14 bovinos foram encaminhados ao Frigorífico Regional de Barreiras (Fribarreiras) onde ocorreu o abate sanitário. “O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundap) apoiou o criador custeando as despesas com o transporte dos bovinos da propriedade até o abatedouro”, informou o coordenador regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto.

Os animais foram adquiridos da propriedade que no primeiro semestre deste ano sacrificou 65 bovinos com Brucelose e Tuberculose. De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, a Adab continuam rastreando outros animais anteriormente comercializados da propriedade foco. “As propriedades que adquiriram animais desta fazenda serão notificadas e a Adab irá monitorar o rebanho”, orientou Leal.

“A propriedade foi interditada até que fosse totalmente saneada. A Adab vem trabalhando em conjunto com os criadores na prevenção de doenças como a brucelose e tuberculose”, finalizou a coordenadora do Programa Nacional de Controle Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), Luciana Ávila, ressaltando que a Bahia é o primeiro Estado do nordeste e o terceiro do Brasil com o maior número de propriedades certificadas como Área Livre de Brucelose e Tuberculose.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br