Os agricultores de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas devem preparar as embalagens vazias de agrotóxicos para devolvê-las na unidade de recebimento da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (Adib). Estas são as orientações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, para a IX Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do pólo Frutícola do Vale do Rio Brumado, região Sudoeste do Estado. Entre os dias 07 e 10 de outubro a equipe da Adab estará retirando de circulação as embalagens de agrotóxicos por acreditar na agricultura sustentável para o desenvolvimento da Bahia, bem como diminuir o risco à saúde da população.

O objetivo da IX Campanha é conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, tornando essa prática uma rotina. “Um dos principais motivos para dar a destinação correta para as embalagens vazias de agrotóxicos é de evitar contaminação do meio ambiente, já que a campanha visa atingir todo o Pólo Frutícola do Vale do Rio Brumado, compreendendo os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas. Esta região se caracteriza por ser uma das mais importantes regiões produtoras de manda, maracujá, citros e banana do Brasil, com mais de 25 mil hectares cultivados”, informa o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá.

O coordenador do Projeto de Fiscalização do Comércio e Uso de Agrotóxicos e do Campo Limpo, Raimundo Ribeiro, ressalta que, como a maioria das embalagens é rígida, de plástico, metal ou vidro, torna-se fundamental a prática da lavagem para a devolução e destinação final correta. “As embalagens devem ser entregues até um ano após a data da compra. Elas serão recicladas e podem se transformar novamente em embalagens para defensivos, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria”, completa.

O agricultor deve realizar a tríplice lavagem seguindo as exigências e as embalagens que não podem ser lavadas também devem ser devolvidas. De acordo com o fiscal estadual Agropecuário da Adab, Weber Aguiar, trata-se de uma ação conjunta com diversas entidades ligadas à fruticultura. “Todas as atividades são desenvolvidas com o compartilhamento de responsabilidades e a participação de todos os elos da fruticultura”, salienta Aguiar, ressaltando que, apesar de a lei existir desde 2000, ainda existe agricultores que não se preocupam em devolvê-las nos pontos de recolhimento distribuídos em pontos estratégicos do Estado.

Com realização conjunta entre a Adab e da Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras), esta Campanha tem o apoio das Prefeituras Municipais de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio, da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (Adib) e das revendas de agrotóxicos locais.

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br