A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, implementou a Defesa Vegetal Itinerante para garantir o trânsito de produtos vegetais e a comercialização e uso de agrotóxicos. Uma série de fiscalizações simultâneas de trânsito, em propriedades rurais e revendas de agrotóxicos foi realizada entre a última segunda-feira (14) e sexta-feira (18). O objetivo foi reforçar as atividades na área vegetal em cinco municípios base, inseridos na coordenadoria de Ribeira do Pombal: Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Nova Soure, Euclides de Cunha e Rio Real.

Cinco equipes compostas por fiscais estaduais agropecuários, técnicos e pelo coordenador regional da Adab de Ribeira do Pombal e dos gerentes de Alagoinhas, Euclides da Cunha, Esplanada e Entre Rios fiscalizaram as revendas de agrotóxicos englobando também os municípios circunvizinhos, como Acajutiba, Aporá, Inhambupe e Entre Rios. “Visitamos 110 estabelecimentos de venda de defensivos agrícolas, regularizados ou não, visando coibir a venda de produtos clandestinos”, completou o coordenador regional da Adab de Ribeira do Pombal, Luis Roberto.

Foram notificados 45 estabelecimentos por não estarem credenciados na área vegetal da Adab, com 34 autos de interdição, para 4 mil litros e 4 toneladas de agrotóxicos. Ainda foram emitidos 6 autos de apreensão, com destaque para os 3 quilos de chumbinho.

Os agrotóxicos comercializados precisam estar cadastrados, com o nome comercial dos produtos e quantidades comercializadas, acompanhados das respectivas receitas agronômicas, bem como exigem e conferem a relação detalhada do estoque existente. Para o fiscal estadual agropecuário, o agrônomo Urbano Cardoso, os produtores do Estado só devem comprar defensivos agrícolas em revendas autorizadas já que passam por frequentes fiscalizações. “Verificamos se os produtos estão armazenados adequadamente, o local e condição de exposição do produto para venda e data de validade, bem como a responsabilidade técnica e o credenciamento do estabelecimento junto a Adab”, afirmou.

Foram realizadas também fiscalizações em 19 propriedades rurais, conferindo o livro de registro e o acompanhamento dos Responsáveis Técnicos (RTs) para o uso correto dos agrotóxicos. “Constatamos o descarte incorreto de embalagens vazias de agrotóxicos, alguns recipientes estavam em contato com os alimentos”, completou a engenheira agrônoma, Keyla Soares.

Divisa da Bahia com Sergipe

A atividade de fiscalização de trânsito foi priorizada na fronteira da Bahia com Sergipe, exigindo sempre a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) e o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), em acordo com as determinações legais de transporte interestadual. Foram emitidos  3 autos de infração, dos 242 veículos fiscalizados.

“O objetivo era monitorar a origem dos produtos que adentram a Bahia e prevenir a entrada de pragas no estado, principalmente as que afetam a produção de coco e citros da região. O trânsito de mudas também foi fiscalizado por ser considerada a forma de disseminação de pragas para as plantações”, ressaltou o diretor de defesa sanitária vegetal, Armando Sá.

“A Seagri, através da Adab, busca garantir maior rastreabilidade, confiabilidade e agilidade na comercialização dos produtos para outras Unidades da Federação, visando a exportação e permitindo aos produtores a conquista de mercados mais exigentes em segurança quarentenária”, afirma o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles.

Estão agendadas outras duas atividades itinerantes. Uma na coordenadoria regional de Paulo Afonso, em novembro, e em Teixeira de Freitas, no mês de dezembro.

Ascom Adab

Confira álbum de fotos