Novos empreendimentos estruturam cadeia da carne e vão garantir alimento saudável para a população baiana

“Esta é uma das mais importantes ações estruturante do governo do Estado, através da Seagri, nos últimos três anos”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles ao assinar, com a SZ Construtora e Incorporadora, contrato para a construção de nove matadouros frigoríficos nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente, com capacidade para abate de 30/100 animais/dia.  Estas nove novas unidades somam-se à de Morro do Chapéu, Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa, para abate de 100/animais/dia, cujas empresas ganhadoras de licitação já assinaram contrato. Pelo menos mais cinco cidades no entorno de cada um dos municípios contemplados serão atendidas pelos novos frigoríficos.

De acordo com Salles, a luta pela realização desta obra durou três anos, mas valeu à pena. “Esse era o desejo dos municípios contemplados. Achávamos que era impossível efetivar essa iniciativa, por conta da burocracia, mas com a garra de todos estamos muito felizes com essas assinaturas”, disse. Ele destaca que a construção dos frigoríficos faz parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Seagri/Adab com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos, e oferecer à população carne saudável e de qualidade.

Para a construção destes 13 matadouros frigoríficos serão investidos cerca de R$ 26 milhões, e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos são do governo do Estado e do governo federal, através dos ministérios da Agricultura (Mapa), e Desenvolvimento Agrário (MDA). 

 

Ascom Seagri

(71) 9975.2354    3115.1737