Há cinco anos as fazendas certificadas de Uibaí participam da Fenagro, integrando as ações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, quanto à certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. O bezerro Belo veio pela primeira vez ao Parque de Exposições de Salvador, na cadeia produtiva do leite, para representar a Fazenda Pedreira no quesito sanidade do rebanho, sinônimo também de matéria-prima de qualidade. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste com 14 propriedades certificadas como livre de Brucelose e Tuberculose.

“Estamos muito satisfeitos em manter esta parceria de cinco anos e participar de mais uma Fenagro. Aqui podemos mostrar que os investimentos feitos nos últimos anos para manter a tuberculose e brucelose fora dos nossos rebanhos, está dando resultados positivos”, afirma João Carlos Machado, proprietário da Fazenda Pedreira, município de Uibaí, lembrando sempre de vacinar os animais. “Hoje temos animais de qualidade e conseguimos bons preços tanto na venda do rebanho quanto no leite”, comemora.

As primeiras fazendas que receberam o certificado eram, em sua maioria, de produtores da agricultura familiar. “A vaquinha Sabiá, primeira bezerra a participar da Fenagro em 2009, não pôde estar presente, pois acabou de parir e está produzindo 30 litros de leite diários”, acrescentou Sérgio Machado, proprietário da Fazenda Canavieira e dono da Sabiá.

A certificação de propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose representa uma importante estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), que tem caráter voluntário. A coordenadora na Bahia, Luciana Ávila, salienta que deve haver o compromisso dos pecuaristas quanto à vacinação para a adesão ao programa. “Só assim o produtor conseguirá um produto qualificado e saudável para a população”, finalizou Ávila, lembrando que a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos lácteos baianos são assuntos de interesse do Estado e dos produtores, pois a Brucelose e a Tuberculose são de grande importância socioeconômica e de saúde pública para a pecuária leiteira do Estado.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461