A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu 15 toneladas de Citros (laranja) na última quarta-feira (11), no Posto de Fiscalização Mineirinho, entroncamento de Riachão das Neves. A equipe da Agência vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura constatou que a carga estava sem os documentos sanitários obrigatórios para o trânsito de vegetais, no caso, a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), embasada no Certificado Fitossanitário de Origem.

“O objetivo é evitar a introdução de pragas no Estado, garantindo assim a segurança sanitária da agricultura”, informou o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco. “Para evitar a introdução de pragas de importância econômica, torna-se necessária a frequente fiscalização móvel e fixa, visando disciplinar o trânsito de vegetais”, completou. De acordo com as informações fornecidas pelo condutor do veículo a carga era oriunda de Minas Gerais e seguiria para os estados do Norte.

O coordenador regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto, explicou que a conferência dos documentos sanitários são frequentes e rotineiras no Posto Mineirinho, situado na BR 135, sentido Formosa do Rio Preto, já na saída para o Piauí. “A equipe trabalha no sentido de coibir as ausências, fraudes, falsificações, adulterações, bem como, evitar o comércio dos produtos clandestinos e de má qualidade”.

O condutor foi multado, já que, vegetais como citros, hospedeiros de pragas quarentenárias regulamentadas, estavam sendo transportados desacompanhados da documentação sanitária exigida por lei, e descartados no lixão de Riachão das Neves.

Ascom Adab

Confira álbum de fotos

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461