Mais de mil alunos da sexta série de 12 instituições de ensino de Barra do Choça serão beneficiados com o projeto Adab na Escola. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), orientou os professores com formação em ciências biológicas para multiplicar o assunto “Defesa Agropecuária”, como tema transversal da grade curricular de ensino. O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e contou com a participação da Vigilância Sanitária local.

Com o tema “Adab na Escola: Formando Jovens Sanitaristas”, o projeto visa, por meio da educação sanitária, promover a mudança comportamental para elevar o padrão zoofitossanitário do Estado e, consequentemente, melhorar a saúde  humana e ambiental. Para isso, os profissionais as Adab abordaram as formas de atuação da Agência e suas responsabilidades, bem como os cuidados e como agir diante da detecção de enfermidades e zoonoses das aves, das abelhas e dos bovinos, como a Febre Aftosa, Brucelose e Tuberculose.

“A atividade de Defesa Agropecuária é tão importante para a sociedade e para a comunidade rural que não entendo como muitas vezes vocês são considerados os vilões da história. Todos são beneficiados com a atividade que defende a agropecuária e o agronegócio do Estado, fonte de renda da maioria dos baianos. A Adab é parceira do produtor e do criador, além de ser uma questão de saúde pública”, disse a coordenadora da EMJBF, Adriana Maria Santos Freire.

Os professores também receberam informações das áreas de inspeção de produtos cárneos e lácteos e sanidade vegetal, como uso correto de agrotóxicos e a forma de descarte de embalagens vazias, a Mosca-das-Frutas, a Mosca Negra dos Citros e a Sigatoka Negra e o Moko da Bananeira. A fiscalização do Trânsito Agropecuário também foi apresentada, já que serve para impedir que enfermidades e pragas adentrem no Estado.

Professora da Sala de Ciência do Centro Educacional, Maria das Graças Curcino, afirmou que não tinha o conhecimento do trabalho realizado pela Adab para impedir que as pragas e doenças entrem em nosso Estado. “Está sendo realmente muito proveitoso esse momento, aprendi coisas que não tinha noção que existiam. Vou começar atuando dentro de casa e saio hoje com o compromisso de transmitir as informações adquiridas para todos da comunidade”, completou Curcino.

A coordenadora do projeto Maria das Graças Gusmão entregou o Manual do Aluno, material didático que será utilizado como ferramenta de apoio para os professores em salas de aula. “Ele é lúdico, apresenta informações técnicas traduzidas de forma simples e acessível à idade dos alunos e ilustrações que retratam a situação de forma descontraída e interessante. A orientação e a entrega do Manual são o ponto de partida para o desenvolvimento da atividade que será monitorada e tem duração de um ano letivo”.

Os professores de Livramento de Nossa Senhora serão os próximos contemplados, hoje (27) e amanhã (28), concluindo a semana de trabalho.

Ascom Adab

Confira álbum de fotos