A equipe de plantão da Adab já começou a emitir as Guias de Trânsito para o regresso dos animais.

Para assegurar a sanidade dos animais na segunda maior exposição agropecuária da Bahia, a equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, fiscalizou a entrada dos bovinos, equinos, ovinos e as aves na Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista (Expoconquista). Todos os animais foram examinados e tiveram os documentos e exames conferidos para o ingresso no Parque de Exposição Teopompo de Almeida, evitando desta maneira que qualquer doença possa ser propagada, tanto no período do evento como no retorno para as propriedades de origem.

O trabalho da Adab se iniciou antes da chegada dos animais com a desinfecção de todos os alojamentos, como as baias e os currais. “A Adab é sempre parceira não só por garantir a sanidade dos animais expostos, mas de salvaguardar a saúde da população que pode contrair doenças através do contato direto com o animal”, afirmou o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Claudionor Dultra Neto.

À medida que os animais começavam a chegar, antes mesmo do desembarque, a equipe da Agência conferia toda a documentação exigida por lei, que engloba a Guia de Trânsito Animal (GTA) e atestados negativos de exames de sanidade para cada espécie (bovídeos, equídeos, aves, caprinos e ovinos). “No caso do animal estar com documentação irregular, o produtor poderá ser impedido de participar do evento com seu animal, retornando à propriedade para providenciar a regularização de documentos, podendo, em determinados casos, ser multado”, esclareceu o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, lembrando que a Adab atua conforme a legislação de defesa sanitária animal vigente (lei nº 7.597 de 2000 e decreto nº 7.854) que garante a sanidade da pecuária baiana.

Os animais ainda passaram por vistorias e exames clínicos individuais para poderem ingressar no parque de exposição. Caso apresente alterações clínicas de enfermidades, como corrimento nasal, tosses, febres e verrugas, a entrada também não é permitida. Outro fator que impede o acesso dos animais em eventos agropecuários é a presença de ectoparasitas como o carrapato, bernes ou moscas e fêmeas com mamites, que possam contaminar os outros animais.

O coordenador regional de Vitória da Conquista, Jardel Xavier, informa que a equipe de profissionais de Conquista, com o apoio da Adab de Itapetinga, começa a emitir as Guias de Trânsito para o regresso dos animais. “Aconselho aos criadores que procurem, com antecedência, o escritório da Adab dentro do parque de exposições para a emissão da guia para retorno dos animais, evitando filas”, ressaltou.

A atividade de defesa sanitária de fiscalizar o ingresso de animais em eventos pecuários e equestres é obrigatória em todo o território nacional. A exposição teve início na última sexta-feira (21) e vai até o domingo (30).

 

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461