A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapetinga, orientou 82 agentes comunitários sobre as ações de controle da Raiva dos Herbívoros e prevenção ao Mal da Vaca Louca. O importante segmento da Secretaria Municipal de Saúde irá conscientizar o setor produtivo, notificando à Adab sobre as suspeitas da raiva em seus animais e presença de morcegos vampiros na região. As palestras aconteceram nos dias 13 a 15 deste mês, na sede da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (Coopardo).

O coordenador regional, Roberto Rocha, explicou que a parceria vai fortalecer as ações de controle da raiva em herbívoros em todos os municípios que compõem a Coordenadoria Regional de Itapetinga e, através da corresponsabilização estabelecida com o setor produtivo, a ADAB vai defender a saúde animal e garantir a saúde pública.

“Com esta estratégia de somar os agentes comunitários de saúde ao serviço veterinário oficial, vamos conseguir desenvolver cada vez mais o Programa Estadual de Controle a Raiva dos Herbívoros (PECRH) na região, ampliando a atuação dentro da Bahia”, disse o coordenador do PECRH, José Néder, que também realizou palestras diretamente para 26 pecuaristas da região, com o intuito de incentivar as notificações por parte dos criadores.

Os agentes se comprometeram em desempenhar o papel social de mediador entre a Adab e o meio rural, além de promover a saúde de indivíduos e da pecuária regional.

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br