Na tarde da última terça-feira (10), os 25 médicos veterinários e engenheiros agrônomos do extinto Instituto Biológico da Bahia (IBB), à disposição da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), se apresentaram oficialmente em Salvador, como fiscais estaduais agropecuários. Durante a noite, aconteceu uma celebração em comemoração a vitória de uma batalha que durou mais de 15 anos.

Os 25 dos 48 servidores relacionados foram enquadrados no Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação de acordo com a portaria nº069, publicada no diário oficial de 3 de abril. O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, recebeu alguns representantes deste grupo no gabinete da sede da Agência e durante a conversa alertou que o enquadramento é a correção de uma injustiça que deveria ter sido feita desde a criação da Adab. “Vocês são corresponsáveis por todas as conquistas da Adab e construíram a Defesa Agropecuária baiana, desde o Grupo Executivo de Febre Aftosa da Bahia (Gerfab). Vocês que, desde o início, atuaram junto aos produtores para salvaguardar a agricultura e pecuária do Estado”, ressaltou o diretor.

O diretor Administrativo e Financeiro, Adolfo Cavalcante, informou que esta conquista foi um marco para a história da Adab que acaba de completar 15 anos de criação, em uma gestão que reconhece e valoriza a história de cada servidor. “Vale ressaltar que todos os 25 servidores ainda estão na ativa, desempenhando as atividades de Defesa Agropecuária e atuando em diversos municípios do estado, lembrando ainda, que eles não pensam em aposentadoria”, informou o Cavalcante, confirmando com a resposta do engenheiro agrônomo, Fernando Alves dos Santos, recém-nomeado gerente de Paulo Afonso: “a determinação veio em boa hora e pretendo continuar na ativa”.

Com mais de 40 anos de serviço público, o médico veterinário e o mais novo fiscal estadual agropecuário, José Renato Brito Silva, explicou como se sente ao lembrar quão difícil era exercer a atividade no interior da Bahia. “Íamos em jipes, para regiões sem água nem luz, tratar a Febre Aftosa, antes mesmo da criação da Adab, do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) e da vacina oleosa. Era tudo muito difícil e hoje a tecnologia ajudou a execução da atividade. Estou muito feliz e realizado com a conquista, bem como, com a receptividade dos servidores da Adab”.

Um bolo com o selo dos 15 anos da Adab foi partido e parabéns cantado aos principais agentes que contribuíram para uma agropecuária cada vez mais forte. “É com muito orgulho que hoje podemos dizer que somos fiscais e só temos a agradecer, principalmente a colega Lucimeire Gonçalves, pela dedicação e empenho”, frisou a líder do processo e também enquadrada, Maria de Lurdes Jansen.

Os lutadores

Dando sequência ao trabalho iniciado pelo ex-secretário de Agricultura, Eduardo Salles, que acreditou na reivindicação e assinou o parecer favorável, em seu pronunciamento, o secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro, disse que essa luta foi justa e a causa legítima, em reconhecer o trabalho e amor à vida pública. “Ao Governo só restava o reconhecimento, o prestigio e a justiça”, completou.

No entanto, 18 servidores ainda não conseguiram o enquadramento e o secretário da Agricultura, juntamente com todos os envolvidos na luta, se comprometeram com a causa. “Esta luta continua e a confiança no governo deve permanecer, para que os outros servidores relacionados também consigam ser enquadrados”, completou Carneiro.

Durante o encontro as lideranças envolvidas ressaltaram a seriedade e comprometimento da equipe da Adab com a causa pública, desde o pequeno produtor, passando pelo médio e grande, até o mais graduado servidor. Estiveram presentes e também contribuíram para a conquista, os presidentes do Sindicato dos Médicos Veterinários (Sindimev/BA), Willadesmon Santos da Silva, e a ex-presidente, Eliete Cerqueira, o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, e o ex-secretário de agricultura, Eduardo Salles, e deputado estadual, Joseildo Ramos.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461