Agentes comunitários de saúde são capacitados para atuarem como difusores de informação sobre o uso correto de agrotóxicos.

Na última sexta-feira (22), foi iniciado o primeiro módulo do Curso de Formação para Agentes Comunitários de Saúde do município de Dom Basílio, visando a difusão de conhecimentos acerca da utilização correta de agrotóxicos e descarte de embalagens vazias. O curso tem duração de seis módulos e é fruto de uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio, por meio da Vigilância em Saúde e Diretoria de Atenção Básica.

Ao todo foram 29 agentes orientados, sendo 25 atuantes na zona rural e 04 na zona urbana, para a execução desse projeto educativo. De acordo com o engenheiro agrônomo da Adab, Weber Marcilio Malheiro Aguiar, o público alvo foi escolhido em função da amplitude da sua área de atuação, pois cobrem todas as residências do município, independente se esteja na zona rural ou urbana.

Ele ressalta ainda ser a primeira vez que um projeto educativo, para capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, sobre o uso correto de agrotóxicos é realizado no Estado da Bahia. Com um PIB com cerca de R$50 milhões e uma economia fortemente ligada ao setor primário, o município de Dom Basílio é um dos mais importantes centros produtores de frutas do País.

“Ao final do curso, os Agentes Comunitários de Saúde serão capazes de conhecer os itens que compõe um Equipamento de Proteção Individual (EPI) utilizado no momento de preparo da calda e aplicação de agrotóxico, bem como os perigos de se lidar com os produtos, e poderão orientar os produtores rurais, evitando danos à saúde durante aplicação”, ressaltou o fiscal estadual agropecuário e responsável por ministrar o curso na região, Weber Aguiar.

Temas como os riscos do uso de agrotóxico para o homem e a natureza, a identificação dos sintomas iniciais de intoxicação, o armazenamento de agrotóxico, a tríplice lavagem das embalagens vazias e a forma correta para devolução, ainda serão abordados na grade do curso.

Confira aqui as fotos do evento.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461