09 de setembro: Dia do Médico Veterinário

Um profissional que cuida da saúde dos animais e humana. Os médicos veterinários são responsáveis por muito do que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza em prol da agropecuária baiana, dada a sua importância na sociedade atual. Razões que me levam a agradecer pela importante contribuição na formação de uma agropecuária cada vez mais segura!

Quem disse que vocês, nós, veterinários, cuidados apenas dos animais? Somos importantes tanto para os animais quanto para o próprio ser humano. Ele está presente desde a criação dos chamados animais de produção (bovinos, aves, suínos, peixes, ovinos e até mesmo abelhas, entre outros), que podem transmitir doenças para os humanos, como as zoonoses Raiva, Brucelose, e Tuberculose, até as gôndolas de supermercado, onde é responsável por inspecionar os produtos e garantir sua qualidade.

Este profissional está sujeito às mais variadas atividades dentro da sua área, e na Adab pode atuar desde a produção e medicina animal, à garantia da qualidade e segurança do alimento. Em nome de toda a família ADAB, principalmente dos diretores de Sanidade Animal e de Inspeção de Produtos Agropecuários, Rui Leal e Adriano Bouzas, respectivamente, parabenizo todos os médicos veterinários desta Agência, que possuem consciência social e que trabalham verdadeiramente em prol de uma pecuária mais forte. São profissionais heroicos, batalhadores e consciente. E em nome de todas as pessoas que já foram ajudadas e que se sentem verdadeiramente amparadas pela ADAB, no que diz respeito à sanidade animal e a saúde pública, meus sinceros agradecimentos.

É muito importante comemorar os 15 anos (1999-2014) de criação da ADAB como diretor geral, onde busco atuar de forma multidisciplinar, visando sempre à saúde animal e humana. Neste dia 9 de setembro, cumprimento e agradeço a todos os colegas médicos veterinários, principalmente, aqueles que compartilham comigo o prazer de desenvolver as atividades de defesa agropecuária na Bahia. Afinal, somos fundamentais para o bem-estar dos animais e de toda a sociedade.

Paulo Emílio Torres

Diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB