“Meus pais sempre compraram carne e derivados do leite aqui na região, cresci e eles ainda compram nos mesmos lugares. A fiscalização da ADAB já multou os responsáveis, mais só mudaram o dia e a hora do abate, continuando na ilegalidade”, assim iniciou o texto vencedor do concurso de redação sobre abate clandestino, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri). A estudante da 8ª série da Escola Municipal Cecília Gomes Bastos de Ipirá, Isis da Silva Santos, recebeu a premiação na manhã de ontem (11), às 10 horas, no espaço Tatersal, durante a 39ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana(ExpoFeira).

O concurso de redação contemplou das escolas da rede pública de ensino de oito municípios da região de Feira de Santana, contempladas pelas palestras educativas da Diretoria de Inspeção da Adab durante o ano passado. A médica veterinária Irma do Amor, informou que ao todo foram mais 200 redações inscritas sobre os perigos de consumir produtos de origem animal clandestinos. “Buscamos verificar a aprendizagem dos estudantes e acredito que atingimos com sucesso. É muito importante para a Adab conseguir promover a mudança de comportamento e que estas crianças formem um futuro mais consciente”, disse Irma.

O coordenador regional da Adab, Aurino Soares, entregou os prêmios, representando o diretor geral Paulo Emílio Torres e o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários Adriano Bouzas. O concurso contou com o apoio das secretarias municipais de educação e da Associação dos Frigoríficos do Nordeste, que forneceu os prêmios.

Os ganhadores

“Aprendi com a equipe da Adab que, durante o abate clandestino, o boi solta uma substância chamada adrenalina que fica na carne e pode causar vários tipos de doenças, como Brucelose, Cisticercose, Toxoplasmose e Tuberculose”, escreveu a autora selecionada como segunda colocada, Sarah Beatriz de Jesus, da Escola David Mendes Pereira de Coração de Maria que ganhou uma bicicleta.

“A carne inspecionada é quando o animal é examinado por veterinários antes do abate. Após a sangria, a carne é fatiada e embalada na presença de fiscais e recebe o selo do Serviço de Inspeção (SIF, SIE ou SIM). A carne só recebe estes selos em abatedouros inspecionados, por isso comuniquei aos meus pais que eles precisam tomar cuidado ao comprar carne”, escreveu a terceira colocada Jamile Santana Rodrigues, também da Escola Municipal David Mendes Pereira. “Ficar de olho é a melhor medida de prevenção”, ressaltou a ganhadora de um celular.

A autora da melhor redação, Isis Santos, explicou que as informações ficaram gravadas na mente. “Aprendi a escolher os produtos de origem animal e derivados do leite. E que o governo possa investir mais para erradicar estas práticas ilegais”, disse Isis, durante a entrega da premiação. A professora e aluna receberam um tablet cada.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br