Começa na segunda-feira (29) e vai até quinta, 02 de outubro, a X Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Brumado, Rio de Contas e Jussiape, Região Sudoeste do Estado. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, e a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras) vão retirar de circulação as embalagens de agrotóxicos, diminuindo o risco ao ambiente e à saúde da população.

Os agricultores do Pólo Frutícola do Vale do Rio Brumado devem preparar as embalagens vazias de agrotóxicos para devolvê-las nas unidades de recebimento, localizadas na Praça da Feira, em Dom Basílio, durante toda a segunda-feira (29), na Associação do Distrito de Irrigação do Projeto Brumado (Adib), localizada às margens da BA 148, de terça a quarta (30 e 01), encerrando no Parque de Exposições de Brumado, na quinta-feira (02). Já os agricultores dos municípios de Rio de Contas e Jussiape devem procurar as Secretarias Municipais de Agricultura, apenas na terça-feira (30).

O objetivo da Campanha também é conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, tornando essa prática uma rotina na região está o Pólo Frutícola do Vale do Rio Brumado. “As embalagens serão recicladas e podem se transformar novamente em recipientes para defensivos, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria”, esclareceu diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, lembrando que a Adab é responsável por fiscalizar do uso correto de agrotóxicos.

O engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário, Weber Marcilio Aguiar, explica que, antes da devolução, o agricultor deve realizar a tríplice lavagem e as embalagens que não podem ser lavadas também devem ser devolvidas. “Todas as atividades são desenvolvidas com o compartilhamento de responsabilidades, por isso a necessidade da participação de todos os elos da fruticultura”, completa.

Esta é uma região que se caracteriza por ser uma das mais importantes regiões produtoras de manga, maracujá, citros e banana do Brasil. A Campanha de Recolhimento conta com o apoio da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (Adib), Prefeituras Municipais de Livramento, Dom Basílio, Brumado, Rio de Contas e Jussiape e das revendas de agrotóxicos locais.

Campanha Recolhimento 01 Campanha Recolhimento 02

Ascom Adab, 26/09/2014