Na última quarta-feira (22), a Coordenação de Barreiras Sanitárias da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, promoveu uma atualização dos fiscais e auxiliares de fiscalização do Posto Fixo Francisco Hereda, localizado no Km 4 da BR 101, divisa BA/SE,  e da gerência de Entre Rios. Dando sequência aos treinamentos com as equipes dos 23 postos de fiscalização de transito agropecuário, a proposta é padronizar os procedimentos, enfatizando a abordagem dos veículos, conferência da carga, verificação de documentos e o registro das informações.

Uma equipe de instrutores, composta por dois médicos veterinários, representando as Diretorias de Defesa Sanitária Animal (DDSA), Valentim Fidalgo, e de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária (DIPA), Adilson Pinheiro, e um engenheiros agrônomos da Defesa Sanitária Vegetal, Ricardo Mota, treinou os treze profissionais, que receberam também informações para a utilização correta do Sistema de Informações SIAPEC, responsável pela consolidação dos dados gerados pelas ações de fiscalização.

O coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Gama Pacheco, esclarece que iniciativas como essas visam o fortalecimento do sistema de fiscalização como ação de defesa para disciplinar o trânsito de animais, vegetais e produtos de origem animal, garantindo assim a segurança sanitária da agropecuária e do consumidor. “Buscamos atualizar os profissionais que atuam nos Posto para que as orientações sejam revertidas em ações de fiscalização cada vez mais incisivas”.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461