Dia de realização para Cida Pescadora durante a Fenagro no Parque de Exposições de Salvador. Ontem (04), ela recebeu da Bahia Pesca vinculada a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri),uma máquina seladora a vácuo. O equipamento, entregue nas presenças do Secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, do Vice Governador eleito, João Leão e do Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, foi doado para a Associação de Mulheres Artesãs e Beneficiadoras de Pescado (Amabep), de Sobradinho, cumprindo com o compromisso assumido pelo Governador Jaques Wagner e Vice Governador Otto Alencar.

A máquina embala até 80 kg de pescado por hora, em pacotes de até três quilos, e vai estimular o beneficiamento do produto na região. A Amabep já produz mais de 30 produtos derivados de pescado, incluindo embutidos, defumados, filé e também alimentos para a merenda de escolas municipais. “Isso é verticalização da produção, apoio, estímulo e incentivo para que outros produtores cresçam nesse compasso”, disse o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto durante a cerimônia. “Estamos felizes porque todo esse trabalho aponta para o cumprimento do nosso papel em fomentar esta atividade que já desponta como nova matriz produtiva na Bahia”, acrescentou.

Emocionada com a entrega, Cida Pescadora agradeceu aos presentes e entregou uma placa de agradecimento ao Governador Jaques Wagner. “As mulheres pescadoras de Sobradinho só precisam de pequenos gestos como esse para fazer a diferença no município. Essa máquina vai mudar nossa realidade, vai fazer com que a gente trabalhe mais e melhor para que nossos produtos sejam conhecidos fora da Bahia”, comemorou Cida que recebeu no último mês o Selo de Inspeção Estadual (S.I.E), fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), atestando a qualidade do pescado beneficiado pelas associadas que atuam na Unidade de Beneficiamento de Pescado de Sobradinho.

Encerrando a cerimônia de entrega o Secretário Jairo Carneiro fez questão de salientar o apoio irrestrito do Governo do Estado às atividades desenvolvidas pelas associações, cooperativas e colônias de pesca e aquicultura na Bahia. “Ficamos satisfeitos ao ver que o trabalho em conjunto rende frutos como esse, estimulando a produção e o consumo de alimento saudável em todo o Estado”, finalizou o Secretário.

Fonte:Ascom Bahia Pesca