Prioridade e celeridade no registro de Defensivos Equivalentes (Genéricos) e Biológicos foi o pleito do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, ao participar do Agro Seminário 2015, na tarde da última terça-feira (03), em Brasília. Ele acredita na defesa agropecuária, através das ações de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como solução para uma agricultura sustentável e de segurança do alimento.

Na Bahia, o uso de controle biológico tem se intensificado nas duas últimas duas safras, principalmente para o manejo da Lagarta Helicoverpa. De acordo com o relatório das associações de produtores do Oeste baiano (Aiba, Abapa e Fundação BA), os produtos biológicos que mais se destacaram para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) são aqueles a base de vírus, da bactéria Bacillus thuringiensis, e de vespas parasitóides do gênero Trichograma.

“Precisamos da modernização do sistema e celeridade no registro de Defensivos Equivalentes (Genéricos) junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela avaliação toxicológica dos agrotóxicos no Brasil. Atualmente o processo de registro extrapola o prazo previsto na legislação, demorando mais de 3 anos para ser concluído”, esclarece Oziel, lembrando que esta é uma forma de reduzir os custos para os agricultores e preços mais baixos para a população, já que, atualmente, manter uma produção agrícola rentável exige grande investimento do governo e de produtores em defensivos, a fim de combater o crescente e constante número de praga.

Oziel Oliveira representou o Governador Rui Costa no Agro Seminário 2015 que teve como tema “Os Desafios da Agricultura Sustentável, Segurança Alimentar e a Produtividade no Campo”. Realizado pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA), o evento contou com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu, da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, do Presidente da EMPRAPA, Mauricio Lopes, e do representante da FAO-ONU no Brasil, Alan Bojanic.

Ascom Adab

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida