Agricultores do município de Baianópolis, Região Oeste do estado, entregaram 1300 kg de embalagens vazias de agrotóxicos durante a primeira coleta itinerante, que aconteceu nos últimos dias 13 e 14 de março. Realizada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), em parceria com Inpev, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Prefeitura Municipal, a campanha visa retirar de circulação as embalagens, evitando a contaminação do meio ambiente, bem como dos riscos à saúde da população.

As embalagens foram levadas para a central de recebimento de Barreiras e posteriormente serão encaminhadas para a incineração ou reciclagem pelo Inpev, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria. O coordenador regional da Adab de Barreiras, Pedro Custódio Neto, recomenda que os agricultores não reutilizem estes vasilhames, pois ele pode estar colocando em risco a sua saúde. “O produtor ainda precisa realizar a tríplice lavagem antes de devolver no local de entrega”, orienta Custódio.

A Adab acredita que a atividade é desenvolvida sempre com o compartilhamento de responsabilidades e com a participação de todos os elos envolvidos. Por isso, o diretor-geral da Agência, Oziel Oliveira, esclarece que a equipe atua rotineiramente na conscientização dos pequenos, médios e grandes produtores sobre a importância e necessidade de devolverem suas embalagens vazias, tornando essa prática uma rotina. “Sabemos da existência de muitas embalagens no município, mas estamos felizes com o quantitativo do recolhimento, considerando que foi a primeira coleta entre muitas que virão”, disse Oziel. Esta ação é resultado de uma solicitação da Adab para atendimento aos pequenos produtores do Vale do Rio Grande.

A campanha contou com os produtores rurais dos distritos e comunidades de Água Boa, Várzeas, Cascudeiro, Morro vermelho, Canabrava dos Portos, Tábua, Bebedouros, Lagoa Clara, Novato e do povoado de Cocos, distrito de Várzeas, que levaram as embalagens até ponto de coleta.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461