IMG-20150316-WA0000

Nos dias 27 e 28 de março, acontece a 3ª coleta itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas  de Wanderley, município da região Oeste do Estado. A ação estimular a devolução dos vasilhames pelos agricultores da região, evitando a contaminação do meio ambiente, bem como reduzindo os riscos à saúde da população.

Os agricultores devem entregar os vasilhames na Murada Ernestão, que fica ao lado do Posto do Chupinha, das 8 às 16 horas. De acordo com legislação, o produtor deve fazer a tríplice lavagem e perfurar a embalagem para evitar a reutilização. “A responsabilidade pela destinação final do material começa com o agricultor, que deve adotar estes procedimentos para evitar a reutilização, podendo ficar armazenadas na propriedade por até um ano. Até finalizar o processo no Inpev, que se encarrega da reciclagem”, disse o coordenador regional de Barreiras, o coordenador regional da Adab de Barreiras, Pedro Custódio Neto.

A Adab busca integrar os diversos elos da cadeia, conscientizando os agricultores de cada região sobre a importância e necessidade da destinação correta do material. O coordenador do Projeto de Fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos da Adab, Raimundo Ribeiro, esclarece que, antes da Lei 9974/2000, as embalagens eram enterradas, queimadas ou jogadas em rios, causando danos ao ambiente e à sociedade.

O município de Wanderley é importante por suas extensas áreas de pastagem, por isso torna-se necessário os recolhimentos das embalagens de herbicidas utilizados pelos pequenos e médios pecuaristas região”, reforça o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.

A campanha é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceria com a Central Campo Limpo, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e a Prefeitura Municipal.

Serviço da 3ª Campanha de Recebimento Itinerante

Data: 27 e 28 de março