Preocupada com o trânsito de produtos de origem animal nas rodovias da Bahia durante estes dias que antecedem a Semana Santa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à  intensificou as ações de fiscalização no combate ao transporte de pescados impróprios para consumo. Na última sexta-feira (27), na BR-242 em Barreiras, foram apreendidos cerca de 150 quilos de pescado impróprios para o consumo, que seriam comercializados na “Feira do Peixe”.
A carga estava sendo transportada de forma inadequada, sem acondicionamento e sem condições mínimas higiene, e já apresentava sinais de deterioração. A carga apreendida foi destruída.
De acordo com o coordenador regional da Adab de Barreiras, Pedro José Custódio Neto, o consumidor deve ficar atento ao adquirir o peixe para o almoço da “Sexta-feira da Paixão”. “Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas. A pele tem que estar brilhante e úmida ao tato. Já os peixes congelados devem estar acondicionados em embalagens fechadas e bem lacradas”, orienta o coordenador, lembrando que o que não pode faltar é o selo de inspeção sanitária, pois garante um alimento seguro para o consumidor.
O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, Willadesmon Silva, da Adab, ressalta que o consumo de produtos irregulares e sem inspeção traz sérios riscos à saúde da população. “Ao apreender esse alimento irregular, estamos prestando um serviço ao consumidor, impedindo que ele chegue à sua mesa”, disse o diretor técnico.
“As ações terão continuidade durante toda a semana, visando salvaguardar a saúde pública, além de trazer bons frutos na coibição do transporte irregular de produtos de origem animal, constituindo-se uma importante ferramenta para o fortalecimento das ações de garantia de saúde pública”, informa o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.
 
Ascom Adab
Tel/Fax: 71. 3116-8461