A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou treinamento para graduandos em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), em Cruz das Almas, sobre o controle da raiva em herbívoros e colheita de material do sistema nervoso central de bovinos para diagnóstico da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como Mal da Vaca Louca.

A capacitação aconteceu na última terça-feira, 31 de março, entre as duas entidades parceiras, “com a proposta de aumentar o número de profissionais aptos a realizar a vigilância epidemiológica para a Raiva e EEB, intensificando a sensibilidade da defesa sanitária animal na identificação de casos das doenças”, objetivou o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Neder Moreira Alves.

“Os médicos veterinários precisam estar preparados para atuar em parceria com a defesa sanitária animal, pois desempenhamos um papel fundamental na prevenção de doenças e também para diagnósticos mais rápidos e eficientes”, afirmou o coordenador regional de Feira de Santana, Aurino Soares.

Ao todo foram 16 participantes que receberam informações teóricas e práticas dos instrutores Paulo Santana e Evandro Morais, ambos médicos veterinários da coordenadoria regional da ADAB de Feira de Santana.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461